Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Existem apenas duas princesas canhotas na Disney; veja quem são!

Descubra quais são as princesas da Disney que tem como um de seus atributos não pertencer à parcela majoritariamente destra da população!

Izabela Queiroz Publicado em 28/02/2024, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney

Você sabia que duas princesas da Disney representam um grupo minoritário da sociedade que não usa os membros diretos para realizar afazeres? Isso mesmo, dentre as 13 detentoras do título de realeza da Casa do Mickey (Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida, Moana e Raya), há uma dupla que é canhota!

Os canhotos são aqueles que utilizam mais os membros esquerdos do que os membros direitos para realizar atividades como escrever, segurar talheres ou escovar os dentes, por exemplo. Dessa forma, essas princesas representam cerca de 10% da população mundial que não fazem parte do grupo da lateralidade dominante majoritária na sociedade.

Quem são elas?

As princesas que desenvolveram atributos como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos com os membros esquerdos são: Tiana, de “A Princesa e o Sapo”, filme que chegou aos cinemas em 2009; e a protagonista do autointitulado “Mulan”, lançado em 1998.

No caso de Tiana, a personagem ganhou essa característica — que pode ter passado despercebida entre os espectadores mais desatentos —, pois foi inspirada na dubladora original, Anika Noni Rose. Tanto é, que além de ser canhota, a primeira princesa negra da Disney tem nariz aredondado e lábios carnudos como Rose.

tiana
Tiana /Crédito: Divulgação/ Disney

Quanto a Mulan, a princesa guerreira da China não teve o motivo pelo qual a é canhota revelado aos fãs da animação. Além disso, ela é vista usando a espada na mão direita, o que pode ou não significar que mesmo canhota ela tenha habilidades com o membro que não é dominante, o que não é algo incomum entre os não destros.

Mulan
Cena de 'Mulan' (1998) /Crédito: Divulgação/ Disney

Mais sobre Tiana e Mulan

Vale lembrar que a animação que apresenta Tiana é uma adaptação da história infantil ‘The Frog Princess’ (2002), de ED Baker. A trama é comandada por John Musker e Ron Clements, dupla conhecida por filmes como “Aladdin” (1992) e “Moana - Um Mar de Aventuras” (2016).

A sinopse diz: “Desde criança, Tiana sonha em ter um restaurante próprio. Para conseguir a quantia necessária para que possa finalmente alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff, sua amiga de infância. Logo surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo. Tiana aceita e se transforma en sapo!”

Já Mulan tem como inspiração um antigo poema chinês intitulado "A Balada de Hua Mulan", e para ganhar forma nas telas, contou com a direção de Tony Bancroft e Barry Cook.

“Mulan descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos! Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial. Uma antiga lenda chinesa magicamente se transforma em uma aventura inesquecível, repleta de emoção, heroísmo a humor”, revela a sinopse.

Tanto "Mulan", quando “A Princesa e o Sapo” estão disponíveis para assinantes no catálogo da plataforma de streaming da Disney, o Disney+.