Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encanto

Encanto: Afinal, por que Luisa foi a primeira a começar a perder os poderes?

Uma teoria criada por fãs de 'Encanto' pode explicar o grande questionamento

Redação Publicado em 18/03/2023, às 09h00 - Atualizado em 21/03/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da personagem Luisa, de 'Encanto' - Divulgação/Disney
Imagem promocional da personagem Luisa, de 'Encanto' - Divulgação/Disney

Em “Encanto”, somos apresentados aos Madrigal, uma família da Colômbia que, após serem abençoados com um milagre, todos os integrantes passam a nascer com um dom — menos Mirabel, que se torna a única entre os familiares que não conta com nenhuma habilidade mágica.

No entanto, com o passar do filme, esse milagre começa a enfraquecer, fazendo com que a família comece a perder seus poderes lentamente, e tudo começa a dar errado. A primeira a sentir a mudança foi Luísa, irmã de Mirabel, que possui o dom da superforça.

luisa encanto
Crédito: Reprodução/Disney

Em determinado momento, enquanto conversava com a garota, Luisa revelou que, durante a festa de revelação do dom de seu primo Antonio, se sentiu “fraca”, algo que nunca tinha acontecido. Na mesma época, Mirabel passa a reparar em algumas rachaduras se formando na casa em que moram, além da porta do quarto de sua irmã começar a piscar.

Após esses acontecimentos, a menina conhecida por conseguir carregar de tudo, passa a ter dificuldades em levantar objetos pesados que, antes, pareciam como uma pena para ela. Mas, por que ela foi a primeira da família a começar a perder seu dom?

Teoria dos fãs

Através da rede social Reddit, os fãs da animação compartilharam uma teoria curiosa que pode explicar o motivo de Luisa ter sido a primeira a sentir seus poderes ficando cada vez mais fracos.

Segundo ela, a resposta para essa dúvida está no enredo principal do filme, onde os Madrigal precisam aprender a valorizar uns aos outros pelo que são, e não apenas por seus poderes. Na trama, Luisa é a integrante da família em que todos ao seu redor possuem mais expectativa e, exatamente por isso, ela passa a duvidar sobre seu valor dentro da casa.

Além disso, a pressão de ser uma mulher extremamente forte não vem apenas de sua família, mas também de toda a cidade. Apesar de todos os integrantes ajudarem seus vizinhos com seus dons, Luisa é a que realiza mais favores manuais, sendo requisitada pelos moradores em todos os lugares em que passa — onde, muitas vezes, eles nem perguntam como ela está.

Toda essa alta expectativa em cima da garota começou a fazer com que ela sentisse que a única coisa que a fazia valiosa para os Madrigal era sua superforça. Em sua música solo “Estou Nervosa”, ela até chega a dizer a frase “não sou nada se me tirar o meu dom”. Relembre!

Dessa forma, com a enorme necessidade de Luisa de sempre estar trabalhando para ajudar a todos, com o intuito de provar que é valiosa, pode ter feito com que ela acreditasse que seus dons fossem um fardo, e não um presente. Quanto mais ela duvida de si mesma, mais fica suscetível ao enfraquecimento da magia da família.