Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encantada

'Encantada': Quais são as referências aos filmes das princesas?

Por ser uma grande homenagem aos contos de fada, 'Encantada' possui várias referencias as animações clássicas da Disney; Confira!

Sofia Luppi Publicado em 18/11/2022, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Encantada' - Divulgação/ Disney
Imagem promocional de 'Encantada' - Divulgação/ Disney

Encantada” é um dos filmes de sucesso dos anos 2000 da Disney, e foi inovador ao misturar animação e live-action na mesma história. O longa acompanha Gisele (Amy Adams), uma princesa que acaba de ser expulsa de seu conto de fadas musical e vai parar em Manhattan, em Nova York, e começa a viver uma realidade totalmente diferente da sua. Assista ao trailer!

A produção é uma grande homenagem aos contos de fadas, e é possível notar isso com as referências existentes ao longo da trama. Elas podem aparecer de formas sutis, ou até mesmo de maneira escancarada. Por conta disso, a Recreio trouxe todas as referências de “Encantada” para você ver ainda mais magia no longa. 

1. Encontro de Princesas 

O filme que é sobre uma princesa que tem um mega encontro da realeza dos contos de fada. Poucos sabem, mas muitas das dubladoras originais das princesas da Disney estão no filme. 

Entre as vozes marcantes que fazem uma participação especial em “Encantada”, temos Jodi Benson, a Ariel, sendo a secretária de Robert (Patrick Dempsey); Judy Kuhn, que deu voz a Pocahontas, sendo umas das moradoras do prédio de Robert, e Paige O’Hara, a Bela, de “A Bela e a Fera”, aparecendo como uma atriz de novelas. Na época, ninguém sabia, mas anos depois, Idina Menzel, que dá vida a Nancy, também emprestaria sua voz para Elsa, de “Frozen”.


2. Momentos icônicos 

“Encantada” relembra vários momentos marcantes dos contos de fada, principalmente aqueles que possuem sua história contada pela Disney. A maioria desses segundos são dos seguintes filmes: “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Cinderela”, “A Bela Adormecida” e “A Pequena Sereia”.  

Quando a rainha Narissa (Susan Sarandon) percebe que o príncipe Edward (James Marsden) foi atrás de Gisele, ela manda que Nathaniel (Timothy Spall), o ajudante do príncipe, leve com ele maçãs envenenadas e tente entregar a princesa. As frutas são uma clara referência ao conto da Branca de Neve, e tem mais: quando a rainha percebe que Nathaniel não vai conseguir, ela mesma decide entregar a fruta a Giselle. E adivinha como ela faz isso? Ela se transforma em uma idosa e oferece a protagonista, exatamente como a Rainha Má fez com Branca de Neve. 

Rainha Má e Narissa como uma idosa para enganar as princesas de seus filmes
Rainha Má e Narissa como uma idosa para enganar as princesas de seus filmes / Crédito: Reprodução/ Disney

Depois que Giselle come a fruta, ela cai em um sono profundo e só pode ser acordada com o beijo do amor verdadeiro. Esse momento acaba sendo uma referência mais direta a história da Branca de Neve, por conta da fruta ser o motivo do envenenamento. 

Além disso, também existe uma referência a "A Bela Adormecida” bem na batalha final. Nela, Narissa se transforma em um dragão para tentar matar Giselle e Robert, assim como Malévola, a vilã da animação, que se transforma em um dragão para tentar impedir que Phillip chegue à torre onde está Aurora. 

Malévola como dragão em 'A Bela Adormecida' e Narissa como dragão em 'Encantada'
Malévola como dragão em 'A Bela Adormecida' e Narissa como dragão em 'Encantada' / Crédito: Reprodução/ Disney

Já “Cinderela” possui três referências ao longo da trama. A primeira delas é quando Giselle está limpando o banheiro cantando, e algumas bolhas de sabão estão flutuando ao seu redor. Em um determinado momento de “Cinderella”, há uma cena idêntica: ela está limpando o chão da casa, cantando, e possui bolhas ao seu redor. 

Cena de 'Cinderela' e de 'Encantada'
Cena de 'Cinderela' e de 'Encantada' / Crédito: Reprodução/ Disney/ Youtube/ Amybel

Outro momento que “Encantada” copiou da história de Cinderela foi a questão da duração do feitiço. Enquanto na animação de 1950 toda a magia da Fada Madrinha dura até meia-noite, no filme live-action é revelado que o feitiço da maçã dura até o mesmo horário. Para finalizar, não podia faltar o momento mais icônico da Gata Borralheira: quando Giselle vai atrás de Narissa, ela acaba perdendo seu sapato que, apesar de não ser de cristal, é transparente. Mas dessa vez há uma coisa diferente: o sapatinho coube em outro pé. 

Já a referência de “A Pequena Sereia” é bastante sutil se comparamos às demais princesas já citadas. Nesse caso, logo no começo do longa, vemos Giselle construindo um boneco do seu provável príncipe encantado e cantando para ele, como se ele fosse real. Vale lembrar que a Ariel faz praticamente a mesma coisa, a diferença é que ela não precisou criar a estátua do príncipe Eric. 

Cena de 'A Pequena Sereia' e de 'Encantada'
Cena de 'A Pequena Sereia' e de 'Encantada' / Crédito: Reprodução/ Divulgação/ Disney

3. Animais 

Cena animada de 'Encantada'
Cena animada de 'Encantada' / Crédito: Reprodução/ Disney

Existe uma referência que não se encaixa em uma princesa em específico, mas que podemos ver em todas: a boa relação com os animais. Giselle convive muito bem como os bichos, tanto em Andalasia, onde existiam passarinhos e esquilos, quanto em Nova York, onde ela limpa a casa e Robert ao lado de baratas e pombas.