Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Crepúsculo

Crepúsculo: 5 teorias bizarras criadas por fãs

Confira algumas teorias criadas pelos fãs de Crepúsculo para responder alguns questionamentos da história

Sofia Luppi Publicado em 04/05/2023, às 17h21 - Atualizado em 21/11/2023, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Pattison e Kristen Stewart como Edward e Bella em imagem promocional de 'Amanhecer - Parte 2' - Divulgação/Paris Filmes
Robert Pattison e Kristen Stewart como Edward e Bella em imagem promocional de 'Amanhecer - Parte 2' - Divulgação/Paris Filmes

A saga Crepúsculo, lançada nos cinemas há exatos 15 anos, conta com uma enorme legião de fãs ao redor do mundo. Mesmo admirando o universo criado por Stephenie Meyer, muitas questionam algumas coisas que às vezes não são bem explicadas durante a franquia, ou até mesmo não possuem qualquer explicação. Por isso, muitos fãs acabam criando teorias, que podem ou não fazer sentido, para conseguir essas respostas.

A Recreio separou uma lista incrível de algumas dessas teorias que foram publicadas no Reddit, e podem ajudar a esclarecer algum ponto da história — ou ser simplesmente muito bizarra. Confira!

1. Bella ser uma descendente de vampiros

Kristen Stewart como Bella em 'Crepúsculo'
Kristen Stewart como Bella em 'Crepúsculo' / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes 

Kristen Stewart interpretou a Bella, protagonista da saga, durante as cinco produções que eram adaptadas das obras de Meyer. Apesar da personagem ser humana, é possível perceber desde o começo que ela possui alguns traços e habilidades de um vampiro. Isso fez com que os fãs acreditassem que ela possa ser descendente de algum vampiro.

A protagonista não temia os Cullens, na verdade, ela se sentia atraída e intrigada por eles. Seguindo a lógica de que existiu um vampiro na família de Bella, ela poderia conter com esse sentimento, pois sentia que era como eles, de alguma forma.

O user Trollhumper comenta que essa ideia ganhou mais força quando o público ficou sabendo da existência dos híbridos, o que torna possível que alguém da árvore genealógica de Bella tenha sido um vampiro.


2. Culto de Vampiros Imaginários

Cena do filme 'Crespúsculo'
Cena do filme 'Crespúsculo' / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

O usuário CapriciousSalmon publicou no Reddit uma teoria assustadora. De acordo com o user, vampiros e lobisomens não existem, e que, na verdade, Bella estava presa em um culto, no qual as pessoas bebiam sangue e tentavam se tornar seres imortais. Seguindo essa lógica, Jacob era o inimigo da história, pois ele estava tentando tirar Bella do meio disso.  

A teoria se baseia muito no ponto de Bella não ser uma narradora confiável. Assim, quando ela começa a fazer parte desse culto, ela inventa que as pessoas são vampiros. O usuário ainda ressalta que ela não queria admitir que estava presa e não podia escapara daquilo, por isso mente para si mesma sobre a natureza desse grupo.


3. Bella está se tornando vampira desde o primeiro livro

Cena do filme 'Crespúsculo'
Cena do filme 'Crespúsculo' / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes 

Alguns fãs ficaram chocados quando Bella se tornou um recém-nascido bem controlado e forte, sendo que em “Eclipse” foi mostrado que os vampiros recém-nascidos não possuem muito controle sobre suas atitudes.

A partir disso, o user wistflluywarm criou uma teoria que explica o motivo de Bella ter se dado tão bem assim que foi transformada em vampiro.  O usuário disse ser provável que a protagonista está em transição de humana para vampira desde o primeiro livro. Isso porque, no final da primeira obra da saga, ela foi exposta ao veneno de vampiro, e quase se tornou uma de fato.

Contudo, Edward sugou todo o veneno da amada — mas é possível que, a partir disso, o organismo de Bella tenha começado uma lenta transição, que foi acelerada quando ela começou a receber veneno de Renesmee diretamente no útero. Isso explicaria o motivo de Bella conseguir controlar sua sede assim que se torna uma vampira de fato.


4. Cor dos olhos dos vampiros

Robbert Pattison como Edward na saga Crepúsculo
Robert Pattison como Edward Cullen na saga Crepúsculo / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes 

Logo que adentramos no universo de Crepúsculo, uma coisa já fica clara: os vampiros que se alimentam de sangue humano possuem olhos vermelhos, enquanto aqueles que se alimentam de sangue de animais mamíferos, tem a íris amarelas.  

Mas, e se os vampiros se alimentassem de outros tipos de animais? O usuário Kunstprodukt supõe que, se os vampiros bebessem sangue de bichos vertebrados, os olhos ficariam em tons diferentes e luminosos.

Para o user, os seres imortais que bebessem o sangue de algum anfíbio, teriam os olhos verde limão, enquanto aqueles que bebessem de pássaros, teriam a íris da cor marrom, com algumas tiras azuis. E a teoria especifica mais alguns animais, como os répteis, no qual os olhos poderiam ser da cor roxa ou verde com roxo, e até mesmo os peixes, que gerariam olhos azul-claro.


5. Os Cullens são fadas?

Edward aparecendo no sol no filme 'Lua Nova'
Edward aparecendo no sol no filme 'Lua Nova' / Crédito: Reprodução/ Paris Filmes

Apesar de ser uma das piadas mais recorrentes na internet, existe uma teoria que aponta que os Cullens são fadas! O user GodEmperorofHell criou essa suposição a partir de alguns atributos que os membros do clã possuem.

Entre as características, há o fato deles viverem na floresta e, quando estão no Sol, em vez de “derreterem” como nas histórias tradicionais de vampiros, eles brilham. Os Sidhe, que são elfos/fadas da cultura irlandesa, possuem as mesmas peculiaridades, e ainda bebem sangue.

Outro fator que aproxima os Cullens das fadas é o fato que esses seres sempre são fascinados por uma única pessoa. E fica claro que cada Cullen tem fascínio por alguém, e no caso, todos pertencem ao mesmo clã.