Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como surgiu o Natal?

Descubra a história de criação do Natal, festa comemorada nesta segunda-feira, 25

Redação Publicado em 25/12/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal é considerada uma das principais festividades anuais e, dentre os seus sentidos, estão a responsabilidade de celebrar o nascimento deJesus Cristo, a grande figura do cristianismo, além de também relembrar os principais valores que o filho de Deus trouxe a terra com a sua chegada.

Ainda assim, apesar de ser uma comemoração cristã, a data é considerada um feriado em diversos países e, em outros territórios ao redor do mundo, ganha significados totalmente diferentes. Mas você já parou para pensar como surgiu o Natal?

A origem do Natal

A origem da celebração não pode ser especificada, no entanto, a versão mais aceita ente os historiadores é de que o Natal tem suas raízes na antiguidade, mais especificamente, nas festas pagãs existentes em meados de dezembro durante a época do Solstício de inverno, período que corresponde a noite mais longa do ano e a responsável por marcar o início da estação mais fria do ano.

Dentre essas festas, está a Dies Natalis Solis Invicti, festividade realizada em 25 de dezembro em que o Império Romano celebrava o sol, assim como a Yule (ou Jól), comemoração realizada pelos povos nórdicos ente 21 de dezembro e os primeiros dias de janeiro que trouxe símbolos importantes para o Natal, como o grande pinheiro decorado.

Ainda assim, a Dies Natalis Solis Invicti ganhou um novo sentido, onde a divindade originária da mitologia persa, Mitra, conhecido como o deus da Luz, passou a ser o detentor da data, já que os romanos celebravam nesse dia o nascimento de Mitra.

O Natal como celebração cristã

Apesar de não haver confirmação da data de nascimento de Jesus Cristo, os cristãos atribuíram o dia 25 de dezembro a celebração entre os séculos 2 d.C. e 4 d.C., onde a primeira menção ao Natal ocorreu em 354 d.C. no Cronógrafo de 354, um calendário ilustrado produzido pelo calígrafo Fúrio Filócalo.

O motivo da decisão da escolha da data é atrelado a Júlio I, papa da Igreja Católica, que de acordo com estudos históricos, estabeleceu a comemoração durante o seu pontificado realizado entre 337 d.C. E 352 d.C.