Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

Como surgiram as Princesas da Disney?

Descubra como surgiu o grupo de Princesas da Disney que conhecemos hoje em dia

Sofia Luppi Publicado em 23/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Promocional Disney Princesas - Divulgação/ Disney
Imagem Promocional Disney Princesas - Divulgação/ Disney

Com animações protagonizadas pelas princesas e com milhares de produtos caracterizados, a Disney Princesa é, atualmente, uma das franquias mais bem sucedidas da Walt Disney Company. Mas, quando a marca surgiu e como ela funciona?

A Disney Princesa (originalmente chamada de Disney Princess) é uma franquia com foco em produtos infantis usando a imagem das princesas da Disney, e há diversas mercadorias, como roupas, cosméticos, brinquedos, acessórios, decoração, entre outras coisas. A base da marca é o grupo de personagens femininas denominadas, Princesas da Disney, que estrelaram filmes que foram sucesso do estúdio. 

Mas como a Disney Princesa surgiu?

A linha surgiu entre 1999 e 2000, quando Andy Mooney, ex-executivo da Disney Products percebeu que existia uma alta procura pelas fantasias das princesas mais populares do estúdio, porque até então, as meninas dos EUA acabavam usando uma roupa genérica de princesa para as festas de Halloween. 

No começo, Roy Edward, sobrinho deWalt Disney, foi contra a criação da marca, pois acreditava que não podia se misturar os personagens que eram de contos de fadas diferentes. Apesar do voto contra, o projeto foi lançado e, quando houve o anúncio, todo o material de divulgação mostrava as personagens juntas, mas sem interação entre elas, ou se quer fazendo algum contato visual uma com a outra — e essa foi a primeira vez que as princesas eram vistas juntas e sendo comercializadas sem ter relação com seus filmes. 

Quando a franquia foi criada, eram apenas 10 princesas, mas ao longo dos anos, com o surgimento de novas personagens e com a criação de regras para poder integrar ao grupo, temos atualmente, 12 princesas oficiais da Disney. Vale ressaltar que nem todas as personagens femininas do universo da Disney estão presentes no conjunto e até mesmo, nem todas as princesas e rainhas das histórias do estúdio fazem parte da marca.  

Confira a lista das personagens da Disney Princesa: 

  • Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões)
  • Cinderela (Cinderela)
  • Aurora (A Bela Adormecida)
  • Ariel (A Pequena Sereia)
  • Bela (A Bela e a Fera)
  • Jasmine (Aladdin)
  • Pocahontas (Pocahontas)
  • Mulan (Mulan)
  • Tiana (A Princesa e o Sapo)
  • Rapunzel (Enrolados)
  • Merida (Valente)
  • Moana (Moana)

Há também algumas princesas removidas do grupo e que estavam na formação original da franquia. Entre elas estava a Sininho (que também é chamada de Tinker Bell) de “Peter Pan”, que foi escolhida para fazer parte de outra marca, a Disney Fadas. Já a Esmeralda, personagem de “O Corcunda de Notre Dame” foi retirada por não ser considerada comercial o suficiente, uma vez que a animação agradou mais o público adulto do que infantil, o qual é o alvo da Disney Princesa. As personagens Giselle de “Encantada” e Jane de “Tarzan” até chegaram a ser consideradas para integrar ao grupo de princesas, mas não passaram na seleção final.