Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Bela e a Fera

A Bela e a Fera: 5 diferenças entre a animação e a história original

Irmãs malvadas? Nada de Gaston? Confira algumas diferenças entre o filme e a versão original de 'A Bela e a Fera'

Daniela Bazi Publicado em 06/03/2023, às 16h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'A Bela e a Fera' (1991) - Reprodução/Disney

Lançado no ano de 1991, “A Bela e a Fera” faz parte da Era da Renascença da Disney, além de ser um de seus maiores clássicos. O sucesso do filme se tornou tanto, que chegou a receber uma adaptação no formato live-action em 2018, estrelado por Emma Watson e Dan Stevens.

No entanto, o que muitos não sabem é que a trama não surgiu das mentes brilhantes dos roteiristas do estúdio, sendo uma adaptação de um antigo conto. Sua primeira versão era um romance francês escrito por Gabrielle-Suzanne de Villeneuve em 1740, apresentando uma história completamente diferente daquela que conhecemos e bem mais sombria.

Anos depois, a obra acabou sendo reescrita pela escritora francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, que transformou a trama em um conto para crianças. Foi dessa forma que a história acabou se popularizando entre o público, e acabou servindo de base para o desenvolvimento de uma das animações mais populares da Disney.

Apesar de contarem a mesma história, cada versão possui diferenças que nem todo mundo conhecia — e a Recreio vai te apresentar 5 delas agora. Confira!

1. O passado de Bela

Na versão da Disney, tudo o que sabemos sobre a vida de Bela é que ela é a filha de um inventor chamado Maurice, com quem vive junto em uma aldeia na França. Porém, a obra original de Villeneuve nos apresenta um pouco mais sobre o passado da protagonista.

Bela e Maurice
Crédito: Reprodução/Disney

Nela, após a mãe do príncipe Adam (a Fera) demonstrar que não está feliz com o casamento de seu filho com Bela, que na obra é filha de um comerciante, uma fada acaba revelando que, na realidade, ela é filha de um rei com uma outra fada. A garota teria sido trocada pela filha falecida de Maurice para protegê-la de uma fada malvada que queria matá-la e se casar com o rei.


2. A família de Bela

Diferente do que sempre imaginamos, Bela nem sempre foi filha única. Nas versões originais, a garota possuía duas irmãs e três irmãos. Na obra de Beaumont, as irmãs mais velhas são extremamente importantes na história, e morrem de ciúmes da caçula devido a sua beleza e bondade. Dessa forma, estão sempre zoando da garota devido ao seu hábito de leitura, e a culpam pelo conflito entre o pai e a Fera.

bela
Crédito: Reprodução/Disney

Além disso, depois que Bela retorna feliz do castelo de Fera, as duas ficam completamente indignadas que a irmã estava vivendo luxuosamente, e decidem mantê-la longe de lá por mais tempo, com o intuito de fazer com que o príncipe enfeitiçado ficasse com raiva o suficiente para devorá-la, conforme dito pelo portal ScreenRant. O plano, no entanto, acaba falhando e, para punir seus comportamentos maléficos, uma fada acaba transformando as duas em estátuas.


3. A maldição da feiticeira

Logo no início da versão apresentada pela Disney, descobrimos que o príncipe Adam foi transformado em Fera por uma feiticeira devido ao seu comportamento egoísta — mas as primeiras versões apresentam duas histórias completamente diferentes.

maldição a bela e a fera
Crédito: Reprodução/Disney

No conto de Beaumont, uma fada malvada decidiu transformar o príncipe em uma Fera até que uma garota inocente decidisse se casar com ele, mesmo com sua aparência desfigurada. Por outro lado, na obra de Villeneuve, Adam cresceu aos cuidados de uma fada má, que tentou seduzi-lo após o garoto atingir a maioridade. Porém, ao ter seus investimentos rejeitados, ela o transformou em Fera como forma de vingança.


4. A Rosa

A rosa presente na animação se tornou um ponto alto do filme. No longa, ela é a responsável por marcar os dias que faltam para a Fera quebrar a maldição através de suas pétalas. Enquanto isso, na versão escrita por Beaumont a flor é apresentada de uma outra forma.

rosa bela e a fera
Crédito: Reprodução/Disney

Nela, a rosa aparece como um pedido de Bela ao seu pai, que a queria como presente. Dessa forma, para cumpri o desejo da filha, o homem acaba encontrando um galho repleto de rosas em um castelo, mas é impedido de levá-las pela Fera, que lhe dá duas opções: morrer, ou trocar de lugar com uma de suas filhas.


5. Gaston e LeFou

Você já imaginou como seria a história de “A Bela e a Fera” sem a presença do ganancioso Gaston e seu fiel companheiro LeFou? Hoje, pode parecer um pouco difícil pensar na trama sem os dois, mas o que muita gente não sabe é que ambos não existiam nos contos originais, e foram desenvolvidos pela própria Disney.

gaston e lefou
Crédito: Reprodução/Disney

Nos livros, os grandes antagonistas da história são as irmãs mais velhas de Bela, que tem ciúmes de sua beleza e bondade. No entanto, ambas acabaram sendo descartadas na versão do estúdio criado por Walt Disney.