Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Avatar: Como falar Na'vi, o dialeto de Pandora?

Veja quais são os segredos por trás da criação do Na'vi e como se comunicar na língua materna de Neytiri

Izabela Queiroz Publicado em 11/01/2023, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de 'Avatar' (2009) - Reprodução/ 20th Century Fox
Pôster de 'Avatar' (2009) - Reprodução/ 20th Century Fox

O universo criado por James Cameron na franquia Avatar conta não só com um planeta totalmente novo que apresenta biomas, tribos e criaturas diversas imersas em tradições jamais vistas anteriormente, como também exibe à cultura pop um dialeto inédito entre as produções cinematográficas já conhecidas: o Na’vi.

Assim como a língua dothraki, dos bárbaros de ‘Game of Thrones’ e o idioma dos klingons, alienígenas de ‘Star Trek’, o Na’vi é um idioma com milhares de palavras, regras gramaticais e fonéticas elaborado a partir de inúmeras línguas, e que, assim como os demais idiomas que conhecemos, pode ser estudado e falado por qualquer pessoa que esteja disposta a dedicar horas de estudo para aprendê-lo.

Como o Na’vi foi criado?

A criação desse dialeto que é usado pelos habitantes das selvas de Pandora, foi solicitada por Cameron durante a produção do primeiro filme para trazer ainda mais verossimilhança ao universo criado, ou seja, para construir uma realidade alternativa que fosse convincente.

Para isso, Paul Frommer, um professor de comunicação norte-americano na Universidade do Sul da Califórnia e consultor de linguística foi inserido no projeto onde ele trabalhou por algum tempo para desenvolver os sons das pronúncias, as palavras e todo o conjunto de regras do dialeto. 

Além disso, de acordo com informações da Folha de S.Paulo veiculadas em 2009, Frommer teve como principal inspiração para a criação do dialeto o esperanto, idioma que foi criado no século 19 com o objetivo de facilitar a comunicação internacional.

Em 2014, o linguista forneceu uma entrevista ao portal UOL onde ele contou qual foi o principal desafio durante o desenvolvimento do Na’vi: 

O na'vi não podia soar alienígena demais porque se presumia que o mecanismo de produção de som dos na'vi era muito semelhante ao dos humanos, para que os sons pudessem ser replicados por atores. James Cameron não quis nenhuma manipulação eletrônica nas vozes, o que limitou o quanto "de outro mundo" ele poderia ser”. 

Ainda assim, Frommer detalhou que incluiu no novo dialeto que possui mais de 2.000 palavras, sons pouco encontrados em idiomas ocidentais como o  "kx", "px", e "tx". Além de ter combinado sons não tão comuns que podem ser ouvidos nas nas palavras fngap, que significa "metal"; fpxäkìm, "entre"; skxo, "chance"; 

Como aprender a falar o Na’vi?

Desde que surgiu nas telas pela primeira vez, o dialeto Na’vi se tornou uma das grandes curiosidades entre os fãs de Avatar, por esse motivo, Frommer criou o blog Learn Na'vi onde é possível encontrar detalhes sobre a fonética e fonologia, dicionários, regras gramaticais e lições, assim como textos, contos e poema, esses que em sua maioria já surgem redigidos no dialeto de Pandora.

Além disso, caso você queira aprender algumas palavras só por diversão, separamos abaixo uma lista com algumas das palavras usadas no Na’vi:

A

‘aw: um

‘ampi v: tocar

E

‘efu: sentir

ean: azul

F

faheu: cheirar

H

hufwe n: vento

I

iráyo: obrigado

ioang: animal

K

kaltxì: olá

kilvan: rio

kxetse: cauda

L

lehrrap: perigoso

M

menari: olhos

N

nga: você

O

ontu: nariz

P

pähem: chegar

pil: listra facial

R

rey: viver

S

sempul: pai

skowng: idiota

T

tsam: guerra

tukru-l: lança

txe’lan: coração

U

utral: árvore

V

vul: galho de árvore

W

way: canção

Y

Yawne: amado

Z

zoplo: ofensa, insulto