Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Exército

Além de Suga: 5 idols que também serviram ao exército como servidor público

Descubra quando e por que Suga, do BTS, e outros idols serviram ao exército como servidor público

Izabela Queiroz Publicado em 24/09/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suga em concept photos de 'Being' para 'D-DAY' - Divulgação/ Big Hit Music
Suga em concept photos de 'Being' para 'D-DAY' - Divulgação/ Big Hit Music

Mais um idol do BTS está indo para o exército! Dessa vez, os fãs do grupo terão que dar “até logo” para Suga, que irá cumprir o alistamento militar obrigatório na Coreia do Sul a partir de 22 de setembro deste ano, conforme anunciado pela Big Hit por meio de um comunicado divulgado no último domingo,18.

Como funciona o alistamento militar sul-coreano?

De forma resumida, no país asiático, o serviço militar é obrigatório para todas as pessoas do sexo masculino, que devem se apresentar para cumprir serviço a partir dos 18 anos, podendo adiar o alistamento até os 28 anos, ou no caso dos idols, até os 30, devido à Lei BTS.

Ao se alistar, eles podem exercer serviços ativos, atuando na Marinha, Exército Militar, Exército Naval e Força Aérea, e não ativos, como trabalho social ou cooperação internacional, que são normalmente designados aos que, ao realizarem o exame de aptidão, tenham sido considerados inaptos devido a problemas de saúde, dificuldades financeiras, situação familiar, e outros fatores, como explicado pelo jornal The Korea Herald.

No caso de Suga, acredita-se que o idol cumpra o serviço militar como servidor público, que se encaixa na modalidade de serviços não ativos. Isso porque, o rapper tem uma lesão no ombro causada por um acidente de trânsito em 2012.

Como servido público, ele poderá atuar como agente em agências governamentais e institutos de assistência social, atuando em escolas, edifícios governamentais, parques, lares de idosos e estações de metro, segundo informações do The Korea Herald.

Ainda assim, Suga não é o primeiro artista da indústria da música coreana a se alistar como servido público. Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo uma lista com 5 idols que também serviram ao exército no setor de serviços públicos. Confira!

1. Jay B (GOT7)

Jay B
Crédito: Divulgação/ CDNZA RECORDS

Realizando seu alistamento de forma silenciosa, não houve a postagem de nenhuma foto de seu novo corte de cabelo ou entrando em sua base de treinamento militar, assim como não existe a divulgação de quando Jay B se alistou, ainda que seja especulado pela fan base do cantor que ele tenha passado a cumprir o serviço em fevereiro deste ano.

No entanto, sabe-se que o idol, que se tornou o primeiro integrante do GOT7 a se alistar, cumpre o alistamento como funcionário do serviço público, visto que foi diagnosticado com hérnia de disco.

2. Mino (Winner)

MIno
Crédito: Divulgação/ YG Entertainment

Sendo o terceiro membro do WINNER a iniciar o serviço militar obrigatório, Mino se alistou em março deste ano. Na época, a YG Entertainment, agência responsável pela carreira do idol, compartilhou a seguinte declaração.

Hoje, [Song Mino] entrará no centro de treinamento do exército e, após receber treinamento militar básico por um determinado período, ele cumprirá seu serviço militar como funcionário do serviço público”.

Sobre qual o motivo que levou o idol a não atuar como soldado ativo, uma fonte da empresa revelou que eram “informações de cunho pessoal do artista”, conforme noticiado pelo portal KoreaIn. Veja:

Song Mino iniciará seu serviço alternativo como funcionário público a partir de 24 de março.

Os motivos da baixa nota em seu exame físico são informações de cunho pessoal do artista. Então, por favor, entendam que é difícil comentar [sobre isso]."

3. Taemin (SHINee)

Taemin
Crédito: Divulgação/ SM Entertainment

Taemin, se alistou no final de maio de 2021, servindo na banda militar naquele mesmo ano. No entanto, em 2022, o Maknae do SHINee foi transferido para a área de serviços sociais devido à piora no seu quadro de ansiedade e depressão, onde terminou seus 18 meses de serviço.

4. Kai (EXO)

Kai
Crédito: Divulgação/ SM Entertainment

Kai, do EXO, se apresentou no centro de treinamento militar para iniciar o treinamento básico antes de servir como funcionário do serviço público em maio deste ano. No comunicado divulgado pela SM Entertainment, não há detalhes sobre o porquê o idol não foi considerado apto para o serviço ativo. Relembre!

Olá. Aqui é a SM Entertainment.

Viemos transmitir notícias repentinas aos fãs sobre o serviço militar de Kai.

Kai estava se preparando para o retorno do EXO agendado para este ano, mas devido a uma recente mudança nos regulamentos da Military Manpower Administration, ele deve entrar no centro de treinamento de recrutas do exército em 11 de maio, onde receberá treinamento militar básico e, em seguida, exercer a função de servidor público.

Em respeito à intenção de Kai de se alistar discretamente, o local e horário de seu alistamento não serão revelados, e não haverá evento especial no dia, por isso pedimos a compreensão dos fãs.

Com relação aos planos para o álbum do EXO, iremos informá-lo assim que os detalhes forem resolvidos.

Obrigado”.

5. Heechul (Super Junior)

Heechul (Super Junior)
Crédito: Divulgação/ SM Entertainment

Entre 2011 e 2013, Heechul, do Super Junior, cumpriu seu alistamento como servidor público devido a motivos de saúde não especificados pela agência do idol.