Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Rapunzel

Afinal, quantos metros possui o cabelo de Rapunzel?

Descubra qual é o tamanho exato do cabelo de Rapunzel, a princesa de 'Enrolados'

Daniela Bazi Publicado em 07/01/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da animação 'Enrolados' (2010) - Divulgação/Disney
Imagem promocional da animação 'Enrolados' (2010) - Divulgação/Disney

No ano de 2010, a Walt Disney Animation Studios realizava o lançamento de seu 50º filme de animação, “Enrolados”, longa inspirado no conto de Rapunzel, dos Irmãos Grimm, uma princesa de longos cabelos aprisionada em uma torre até ser salva pelo príncipe encantado.

Conforme a New York Film Academy, “Enrolados” é o longa animado mais caro já produzido na história do cinema, com um orçamento de 260 milhões de dólares, e um lucro de aproximadamente US$ 592 milhões. Além disso, a produção ocupa o quinto lugar na lista de filmes mais caros do mundo, incluindo animações e live-action.

Para a animação da Disney, o conto recebeu algumas adaptações. No longa, Rapunzel sonha em se libertar da torre em que foi aprisionada por Gothel, uma velha mulher que usa os poderes dos cabelos da princesa para se manter jovem, sem saber que a garota é procurada em um reino não muito distante.

Contudo, algo marcante na história e que não foi alterado são as longas madeixas da princesa, que tanto no filme quanto na obra dos Irmãos Grimm também eram utilizadas para que as pessoas pudessem subir na enorme torre. Mas, você já imaginou qual é o verdadeiro tamanho desse cabelão?

enrolados
Cena da animação 'Enrolados' / Crédito: Reprodução/Disney

Cabelo quilométrico

Sim, a Disney possui o número exato do comprimento do cabelo de Rapunzel — e ele consegue ser mais impressionante do que você consegue imaginar.

Segundo o site oficial do estúdio, a princesa possui em sua cabeça mais de 100 mil fios, com exatos 20 metros de comprimento que, caso fossem colocados ao lado do outro, de ponta a ponta, somariam aproximadamente 300 quilômetros.

Conforme repercutido pelo portal Rolling Stone, para que a Disney conseguisse animar todos esses fios, foi necessário a criação de uma nova tecnologia exclusivamente para conseguir animar o movimento dos fios, já que, até então, nenhum personagem havia sido produzido com tanto cabelo assim. Foi dessa forma que “Enrolados” se tornou a primeira produção da Walt Disney Studios a utilizar o CGI.