Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Super Bowl

Afinal, o que é o Super Bowl?

A 57ª edição do Super Bowl acontece neste domingo, 12. Conheça mais sobre o evento!

Redação Publicado em 12/02/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taça do Super Bowl - Kevin C. Cox/Getty Images
Taça do Super Bowl - Kevin C. Cox/Getty Images

Neste domingo, 12, acontece a grande final do Super Bowl LVII, um dos eventos mais esperados do ano por fãs de esporte e da música, sendo realizado no estádio University of Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. Mas, o que realmente é esse grande espetáculo que todos vem comentando?

Maior evento do futebol americano

O Super Bowl nada mais é do que a decisão da National Football League, conhecida popularmente apenas como NFL, a liga principal do futebol americano estadunidense, que acontece todos os anos entre os meses de setembro até janeiro/fevereiro.

Durante o campeonato, 32 times iniciam a disputa, onde são divididos em duas conferências: a AFC (American Football Conference) e a NFC (National Football Conference). Cada um joga 17 vezes durante o torneio regular, mas apenas os sete melhores são selecionados para competir nos playoffs, onde serão decididos os dois finalistas.

Após os dois melhores times serem eleitos, a NFL irá conhecer o seu grande campeão após os dois se enfrentarem no Super Bowl. Em 2023, as equipes que participarão do jogo são Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles, com o jogo sendo transmitido a partir das 20h30 (horário de Brasília) através do Star+ e canais ESPN.

super bowl
Quarterback Nick Foles na vitória do Philadelphia Eagles durante o Super Bowl de 2018 / Crédito: Patrick Smith/Getty Images

Por ser um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, a grande final da NFL sempre arrasta números impressionantes de telespectadores ao redor do mundo. Segundo dados da própria National Football League, apenas na última edição, mais de 208 milhões de pessoas acompanharam o evento ao redor do mundo. No entanto, não é apenas o espetáculo em campo que chama a atenção do público.

Show do Intervalo

No início da história do Super Bowl, o intervalo do jogo costumava receber bandas de universidades e artistas locais para entreter o público enquanto as equipes se reorganizavam nos vestiários.

Foi apenas a partir dos anos 90, com o evento se tornando cada vez mais popular entre as pessoas dentro e fora dos estádios, que o intervalo do jogo passou a ganhar um novo brilho ao receber shows de alguns dos principais nomes do mundo da música para uma apresentação. O primeiro grande show aconteceu em 1991, com performances da boyband New Kids on the Block e da cantora Gloria Estefan.

Porém, o Show do Intervalo do Super Bowl conseguiu atingir um novo nível quando, em 1993, o cantor Michael Jackson, conhecido como o Rei do Pop, foi convidado para se apresentar entre o primeiro e segundo tempo do jogo. Na ocasião, Michael performou as músicas "Billie Jean", "Black Or White", "We Are The World" e "Heal The World", conquistando uma das maiores audiências na história do evento.

michael jackson
Michael Jackson no Show do Intervalo do Super Bowl de 1993 / Crédito: George Rose/Getty Images

Desde então, a NFL passou a chamar os principais artistas atuais para se apresentarem durante o intervalo do jogo, com shows solo ou em colaborações com outras bandas, grupos e cantores. Entre os nomes que já participaram do Show do Intervalo, temos 'N Sync e Britney Spears em 2001, Paul McCartney em 2005, Black Eyed Peas em 2011, Beyoncé em 2013, Katy Perry em 2015, Coldplay ft. Beyoncé & Bruno Mars em 2016, e muito mais.

Neste ano, a diva pop Rihanna será a responsável por comandar a festa do Show do Intervalo, marcando seu retorno após cinco anos afastada dos palcos.