Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Alice no País das Maravilhas

A verdadeira história por trás do clássico 'Alice no País das Maravilhas’

'Alice no País das Maravilhas’ foi inspirado numa personalidade real

Redação Publicado em 14/02/2023, às 18h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do live-action 'Alice no País das Maravilhas' (2010) - Divulgação/Disney
Imagem promocional do live-action 'Alice no País das Maravilhas' (2010) - Divulgação/Disney

O clássico infantil 'Alice no País das Maravilhas’, que também conta com uma produção live-action da Disney, onde uma menina curiosa cai na toca de um coelho, já marcou muitas gerações de telespectadores. Essa obra da literatura infantil, escrita por Lewis Carroll, teve a história inspirada em uma pequena garota chamada Alice Liddell

Tudo começou no ano de 1862, mas especificamente no mês de julho, quando Lewis estava em um passeio de barco pelo Tâmisa, junto com Robinson Duckworth e mais três meninas. Na ocasião, se tratava de Alice, Edith e Lorina Liddell

O passeio, que tinha planos de terminar com um piquenique em Godstow, a pequena Alice, com apenas 10 anos, pediu para Lewis que constasse uma história para ela. Nesse momento, ao contar a história, Carroll começou a falar a história de Alice, uma menina que havia caído numa toca de coelho e viajado para um mundo repleto de fantasias. 

Ao ouvir aquela história, Alice e as demais meninas gostaram tanto que pediram para que Charles, nome verdadeiro de Carroll, escrevesse em um papel o que acabara de falar para assim, sempre que ela desejasse, pudesse ler. 

O manuscrito do conto então foi entregue à Alice, e após a publicação original, em 1865, a obra se tornou um verdadeiro sucesso. 

Dez anos antes da publicação, em 1855, Carroll havia se aproximado da família de Alice por intermédio do pai das três irmãs, além de ter se tornado amigo do irmão mais velho da menina que inspirou a obra, Harry Liddell. Assim como fazia com seus irmãos, Carroll tinha o hábito de levar as crianças em piqueniques, e ainda contar histórias para elas.

A amizade entre Alice e Lewis chegou ao fim em junho de 1863. Embora o autor de 'Alice no País das Maravilhas’, que teve um filme da Disney baseado em sua obra, tenha outros livros escritos, nenhum alcançou o mesmo sucesso do que conta a história de Alice.