Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

A Pedra Filosofal de Harry Potter realmente existiu?

Há mais de 25 anos, o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" era lançado. Mas, será que o estimado item realmente existiu? Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 08/06/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - Divulgação/Warner Bros. Pictures
Cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - Divulgação/Warner Bros. Pictures

Desde o lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", há mais de 25 anos, muitos fãs ficaram se questionando sobre de onde veio a ideia do item que, segundo os livros, foi desenvolvido pelo bruxo em Nicolas Flamel no século XIV, e tem a capacidade de transformar qualquer coisa em ouro puro além de  também produzir o Elixir da Vida, capaz de lhe proporcionar a vida eterna.

No entanto, o que poucos sabem é que a Pedra Filosofal e o seu criador não surgiram da criativa mente deJ.K Rowling, mas realmente existiram na vida real! Durante a era medieval, existia um grande grupo de pessoas chamados de alquimistas, que buscavam encontrar diariamente a fórmula exata para a criação dessa substância tão inovadora, baseando-se em escritas do passado para chegar ao resultado tão esperado.

Os textos da época afirmam que ela teria uma forma cristalina, contendo duas cores: o vermelho, responsável por transformar os metais em ouro; e o branco, que iria convertê-los em prata. A rocha também seria uma combinação dos quatro elementos, água, ar, terra e fogo, não sendo inflamável e solúvel a todo tipo de líquido.

hp
Cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) / Crédito: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Entre os poderes da pedra verdadeira, além daqueles que já são citados nos livros de Harry Potter, também está a capacidade de curar todo tipo de doença, reviver plantas, criar uma lâmpada impossível de se apagar e transformar os cristais comuns em pedras preciosas.

Enquanto isso, o Nicolas Flamel da vida real não foi um bruxo. Segundo os relatos da História, ele teria sido um escrivão, copista e vendedor de livros da França, que viveu durante o século XVII, e ganhou a fama de alquimista após a sua morte em 1418. Segundo a lenda, ainda em vida, ele teria encontrado um livro com a fórmula para a criação da pedra filosofal, e realmente a produzido.

O mito ainda afirma que, tanto Nicolas quanto sua esposa Perrenelle teriam utilizado o Elixir da Vida e forjado suas mortes, podendo estar vivos até os dias atuais. Na saga criada por Rowling, o alquimista viveu por 665 anos. Já na vida real, nunca foi provado que ele realmente conseguiu criar a pedra filosofal e que ainda estaria vivo.


+Saiba mais sobre a Ciência por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/2WCqfA5

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/2YRROYX

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/2yz6PUC

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! de Natalia Pasternak e Carlos Orsi (2020) - https://amzn.to/2YMX4g2

Teoria Geral Do Estado E Ciência Política, de Alvaro Cicco (2020) - https://amzn.to/3ccHu1c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM