Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Bela Adormecida

65 anos de 'A Bela Adormecida': 5 fatos sobre a clássica animação

Celebre os 65 anos de "A Bela Adormecida", o último filme de princesa produzido por Walt Disney, com 5 curiosidades imperdíveis

Daniela Bazi Publicado em 29/01/2024, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959) - Reprodução/Disney
Cena da animação "A Bela Adormecida" (1959) - Reprodução/Disney

Há exatos 65 anos, a Disney lançava seu último filme de princesa com o cineasta Walt Disney: “A Bela Adormecida”. A renomada produção, lançada em 1959, acompanha a história da princesa Aurora, que, logo após seu nascimento, recebeu uma maldição da feiticeira Malélova onde, ao completar 16 anos, ela espetaria seu dedo em uma roca de fiar, entrando em um sono profundo, que só poderia ser quebrado com o beijo de amor verdadeiro.

Para celebrar o aniversário de uma das clássicas animações lançadas pela The Walt Disney Studios, a RECREIO separou 5 curiosidades imperdíveis para você. Confira!

1. Versão original

Assim como muitos filmes animados da Disney, “A Bela Adormecida” também foi inspirada em um antigo conto europeu, que passou de geração em geração, e possui diversas versões, sendo uma das mais conhecidas a dos Irmãos Grimm.

A Bela Adormecida
Cena de "A Bela Adormecida" (1959) / Crédito: Reprodução/Disney

No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que, a história apresentada por Walt Disney não é a mesma que a original. Isso porque o conto que inspirou a trama possui uma história muito mais pesada, que não é recomendada para crianças. Sendo assim, o estúdio precisou reescrever determinadas partes, para que todos pudessem curtir a produção.


2. Animação mais cara da época

Walt Disney sempre possuiu altas ambições. Para “A Bela Adormecida”, ele tinha o desejo de que fosse a maior e melhor animação já lançada, conforme repercutido pelo G1. Por esse motivo, o filme contou com um investimento de 6 milhões de dólares, tornando-se o longa-metragem animado mais caro da época.


3. Longa produção

Para que o filme ficasse do jeito que Walt Disney queria, e se tornasse a “maior e melhor animação já lançada” até então, o longa demorou um bom tempo para que fosse finalizado. Isso porque sua produção teve início em 1951, e foi lançado apenas em 1959. Até hoje, esse é o longa animado que mais demorou para ser concluída no estúdio.


4. Inspiração

Da mesma forma que Disney se inspirou em contos antigos para produzir algumas de suas animações, o cineasta também frequentemente utilizava figuras famosas de Hollywood como inspiração para criar características físicas de seus personagens. Para Aurora, conforme explica o portal G1, o animador se inspirou na atriz Audrey Hepburn (Bonequinha de Luxo).

Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo" (1961)
Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo" (1961) / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures


5. Amada pela crítica

Apesar de não ter sido um sucesso imediato nas bilheterias, “A Bela Adormecida” foi extremamente aclamada pela crítica especializada desde o início — principalmente por sua trilha sonora. Isso porque, diferente de outras animações, a história de Aurora não contava com canções super alegres, mas sim com composições clássicas inspiradas no balé de Tchaikovsky.

Mesmo sem possuir músicas que, geralmente, são adoradas pelas crianças, o longa foi indicado ao Grammy em 1959 por “Melhor Álbum de Cinema ou TV”, e ao Oscar em 1960 por “Melhor Trilha Sonora”.