Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

7 anos de Moana: 5 curiosidades sobre a animação

Em comemoração ao sétimo aniversário de estreia do filme, confira algumas curiosidades sobre o filme e os bastidores de Moana!

Sofia Luppi Publicado em 05/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Moana: Um Mar de Aventuras' (2016) - Divulgação/Disney
Imagem promocional de 'Moana: Um Mar de Aventuras' (2016) - Divulgação/Disney

Nesta sexta-feira, 5, o lançamento de “Moana - Um Mar de Aventuras” em terras brasileiras, completa 7 anos, já que o filme entrou em cartaz nesse mesmo dia e mês em 2017. A animação arrecadou mais de U$ 645 milhões ao redor do mundo e conquistou duas indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor Animação. 

O filme conta a história de Moana (Auli’i Cravalho), uma jovem polinésia de 16 anos que decide se aventurar pelo Oceano Pacífico para desvendar os mistérios envolvendo seus ancestrais. Durante a jornada, ela se depara com o semideu Maui (Dwayne Johnson) e decidem que juntos, irão cruzar o oceano para enfrentar criaturas ferozes e salvar Te Fiti, a deusa com o poder da vida. Assista ao trailer! 

Para comemorar o aniversário da animação que foi aclamada pela crítica, a Recreio trouxe algumas curiosidades sobre a produção e seus bastidores. Confira: 

1. Cultura Polinésia 

John Musker e Ron Clements, os diretores da animação, queriam retratar a cultura polinésia de forma respeitosa. Por isso, eles viajaram até as ilhas Fiji, Samoa e Taiti para fazer intensas pesquisas sobre as tradições e costumes dessa cultura. 

Apesar de todo o esforço em respeitar a cultura ser reconhecido pelo povo polinésio, quando o filme foi lançado, surgiram alguns debates sobre a construção de alguns personagens, como o Maui e a Vovó Tala. 


2. Voz da Moana 

Auli’i Cravalho, a interpretação da Moana
Auli’i Cravalho, a interpretação da Moana - Créditos: GettyImages/ Jon Kopaloff/ Divulgação/ Disney

A Disney abriu inscrições para que várias meninas pudessem tentar ser a dubladora oficial da Moana. Inclusive, a Dinah Jane, que era uma das integrantes do Fifth Harmony participou das audições. 

Mas quem ficou com o papel foi Auli’i Cravalho, que na época tinha 16 anos. Ela nasceu no Havaí e até então não tinha nenhuma experiência profissional em dublagem ou no cinema. A princípio, a jovem não iria participar dos testes, pois achava que já haviam muitas meninas inscritas, porém um agente de talentos que a descobriu, convenceu ela a se inscrever. 


3. História original 

Diferentemente das outras princesas, a história de Moana não foi baseada em um conto de fadas. Ela é a segunda princesa da Disney a ter uma história totalmente original. A primeira foi a Merida, protagonista do filme “Valente”, da Pixar. Outro ponto em comum entre essas duas princesas, é que elas não possuem nenhum interesse amoroso ao longo da trama. 


4. Homenagem a David Bowie 

O compositor da trilha sonora da animação, Lin-Manuel Miranda, revelou que a música de Tamatoa, o caranguejo gigante interpretador por Jemaine Clement, foi um tributo a David Bowie. Segundo o compositor, a canção “Shine”(em português, “Brilhe”), foi baseada no trabalho do artista britânico. Relembre o trecho!


5. Nomes diferentes 

A animação não tem o mesmo nome em todos os países. O título original, é “Moana” e aqui no Brasil ele recebeu um complemento: “Moana - Um Mar de Aventuras”. 

Mas em alguns lugares, o nome do filme muda completamente: em alguns lugares na Europa, como Portugal, o longa é intitulado “Vaiana”. Já na Itália, a produção é chamada de “Oceania”.