Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 músicas das animações Disney que marcaram gerações

Essas cinco canções da Disney com certeza fazem parte da trilha sonora da sua vida; descubra quais são!

Izabela Queiroz Publicado em 16/10/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Timão e Pumba, personagens de 'O Rei Leão', animação da Disney - Reprodução/ Disney
Timão e Pumba, personagens de 'O Rei Leão', animação da Disney - Reprodução/ Disney

Além das histórias, as animações produzidas pela Disney também conseguem se destacar entre as demais devido sua trajetória musical, ou seja, as canções que complementam a narrativa e são apresentadas durante os seus filmes para reforçar alguma ideia, apresentar uma reviravolta, ou mostrar a motivação construída para os personagens da Casa do Mickey.

Seja no mundo encantado das princesas, ou na selva junto aos animais, as trilhas sonoras dos longa-metragens animados acabam sendo parte importante da experiência de compreensão das ricas mensagens das animações, tanto que acabam sendo levadas para fora das telas e inseridas nas vidas daqueles que as assistiram.

Cantaroladas durante o dia, e até mesmo inclusas em festas de aniversário, elas permanecem para sempre nas lembranças dos que as ouviram e pensando na importância que essas músicas carregam, a RECREIO separou abaixo cinco canções dos desenhos Disney que marcaram gerações. Confira!

1. “Hakuna Matata” de O Rei Leão

Chegando aos cinemas em 1994, ‘O Rei Leão’ apresentou não só a história de Simba, mas também popularizou uma expressão utilizada na África oriental chamada “Hakuna Matata” que em tradução livre significa “Sem problemas”.

A icônica frase se tornou parte da canção de mesmo nome escrita por Elton John e Tim Rice, que no filme recebe uma performance realizada por Timão e Pumba para ajudar o pequeno leãozinho a seguir em frente. Relembre!


2. “Aqui no Mar” de A Pequena Sereia

‘A Pequena Sereia’ chegou aos cinemas em 1989, mas apesar dos mais de 30 anos de lançamento, a canção “Aqui no Mar”, composta por Alan Menken e Howard Ashman, não caiu no esquecimento — pelo contrário, a voz de André Filho, o intérprete da música em português, sempre surge na cabeça de diversos amantes de animações ao lembrar da história da princesa de Atlântida.

Na trama, a melodia é cantada pelo caranguejo Sebastião, que tenta convencer Ariel que a vida no mar é melhor que a vida na superfície, fazendo uma comparação entre os dois mundos e apontando o que tem de melhor no fundo do mar. Veja!


3. “Livre Estou” de Frozen: Uma Aventura Congelante

A canção de Taryn Szpilman foi inclusa em ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’, filme que teve sua estreia marcada em 2014, apresentando uma história surpreendente estrelada por Elsa e reviravoltas inéditas nos enredos das histórias encantadas.

Ainda assim, uma parcela do sucesso da história da Rainha de Arendelle se dá pela trilha sonora, mais especificamente, a música apresentada quando Elsa foge e constrói seu próprio castelo de gelo, reforçando que agora se sente livre para sem quem realmente é, enquanto canta a imponente canção “Livre Estou”.


4. “Sentimentos são" de A Bela e a Fera

A fantasia romântica de ‘A Bela e a Fera’ entrou em cartaz em 1991 apresentando uma doce e bondosa jovem e uma criatura monstruosa que passam a viver juntas em um castelo e eventualmente, adentrando em uma linda história de amor.

Para embalar o romance improvável, o longa conta com a canção “Beauty and the Beast” que foi interpretada em inglês por Céline Dion e Peabo Bryson e que no Brasil recebeu o nome de "Sentimentos são". Veja!


5. “Somente o Necessário” de Mogli — O Menino Lobo

Sendo o mais antigo dessa lista, ‘Mogli — O Menino Lobo’ foi divulgado em 1967 apresentando um jovem garoto criado por lobos na floresta que deveria encontrar o caminho da civilização e que, para isso, contava com a ajuda da pantera Baguera e do urso Balú.

A música que fala que para ser feliz basta apenas ter o necessário é cantada por Balú, apresentando cenas atrapalhadas envolvendo o urso e o menino Lobo, até que a filosofia atinja Mogli e ele passe a também cantarolar os versos. Relembre!