Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Sociedade da Justiça

5 fatos sobre a Sociedade da Justiça que você precisa saber

Descubra quais foram os principais eventos que marcaram a trajetória da Sociedade da Justiça nas HQs da DC Comics

Izabela Queiroz Publicado em 09/12/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sociedade da Justiça da América na capa da HQ ‘All Star Comics #3’ - Reprodução/ DC Comics
Sociedade da Justiça da América na capa da HQ ‘All Star Comics #3’ - Reprodução/ DC Comics

A Sociedade da Justiça teve sua estreia nas telonas realizada por meio de ‘Adão Negro’, filme do DCEU que estreou em 20 de outubro de 2022 no Brasil e apresenta a história de origem do anti-herói que é o principal inimigo de Shazam. Relembre o trailer!

Ainda assim, antes de realizar sua primeira aparição nos cinemas, a equipe de super-heróis já havia ganhado uma versão live-action em Legends of Tomorrow, assim como construiu uma longa trajetória nos quadrinhos, contando com diversos altos e baixos, membros surpreendentes e reviravoltas.

No entanto, essas são apenas algumas das afirmações que fazem parte da história da formação composta por humanos com super habilidades, por isso, para que você possa conhecer um pouco mais sobre a grandiosa equipe, separamos abaixo cinco fatos sobre a Sociedade da Justiça que você precisa saber!

1. A primeira aparição ocorreu mais de oitenta anos atrás

A Sociedade da Justiça da América surgiu na Era de Ouro dos Quadrinhos, fazendo sua primeira aparição na ‘All Star Comics #3’, publicada em novembro de 1940, na All-American Publications (empresa que foi fundida a DC posteriormente).

Já na sua estreia, a história contou com nomes como Senhor Destino e Gavião Negro para compor a formação diversa de super-heróis, que consistia em membros de várias gerações com níveis de experiência e poderes diferentes.

All Star Comics #3
All Star Comics #3 / Crédito: Reprodução/DC Comics

2. Eles foram reinseridos no universo DC em uma Terra alternativa

Dando início a sequência de altos e baixos, a HQ foi cancelada na sua edição #57 em 1951, devido ao declínio de interesse do público por quadrinhos de super-heróis, fazendo com que a equipe ficasse de fora do universo DC por mais de uma década, sendo reintroduzida na revista “Flash de Dois Mundos”, lançada nos anos 60.

A nova edição introduziu o conceito do multiverso, e dividiu os heróis da Era de Prata e Era de Ouro em duas realidades diferentes, com a primeira ocupando a Terra-1, e a segunda que é a que comporta dos membros da SJA na recém-descoberta Terra-2.

Flash de Dois Mundos
Capa da HQ 'Flash de Dois Mundos' (1961) / Crédito: Reprodução/DC Comics

3. A história de origem levou quase quarenta anos para surgir

Apesar de terem sido apresentados na década de 40, a origem da Sociedade de Justiça permaneceu sendo um grande mistério até 1977, visto que foi na HQ ‘A Origem Não Contada da Sociedade da Justiça’ que foi concedida uma trajetória inicial para o grupo de heróis.

De acordo com os quadrinhos, tudo teve início na Segunda Guerra Mundial, onde o presidente Roosevelt encarregou Flash e Lanterna Verde de tirar Hitler do poder e recuperar um artefato que recebeu o nome de Lança do Destino.

Com a missão dada, os dois se juntaram a Senhor Destino, Átomo, Homem-Hora, Espectro e Gavião Negro, formando assim, a equipe já conhecida.

A Origem Não Contada da Sociedade da Justiça
Capa de 'A Origem Não Contada da Sociedade da Justiça' / Crédito: Reprodução/DC Comics

4. A revista marcou a estreia da Mulher-Maravilha nas páginas

Apenas um ano após a primeira aparição da Sociedade da Justiça nas comics, Diana Prince, também conhecida como Mulher-Maravilha, foi introduzida como a primeira mulher a integrar o seleto grupo de super-heróis.

No entanto, apesar do grande feito e de Diana ser uma princesa detentora de poderosas habilidades, a 'All-Star Comics #8' decidiu que, inicialmente, ela seria apenas a secretária do grupo. Fato que mudou quando a Mulher-Maravilha da Terra-2 se juntou à ação, assim, a sua versão da Terra-1 pode crescer e se tornar uma das maiores heroínas da DC.

Vale lembrar ainda que Batman e Superman também integraram a Sociedade da Justiça como integrantes honorários antes de serem membros da Liga da Justiça ao lado da Mulher-Maravilha.

'All-Star Comics #8'
Capa da HQ 'All-Star Comics #8' / Crédito: Reprodução/DC Comics

5. Crossover com a Liga da Justiça

Ainda assim, os percursores da Liga da Justiça não poderiam ter sua trajetória completa sem um crossover com a equipe que é formada pelos heróis mais ilustres dos quadrinhos da editora — e isso aconteceu logo após a reintrodução da Sociedade da Justiça no universo da DC.

O evento ocorreu pela primeira na ‘Justice League Of America #21-22’ onde as equipes se uniram para salvar a Terra-1 e a Terra-2, em 1963. A publicação recebeu grande aprovação, visto que foi repetido anualmente até 1985.

Justice League Of America #21
Capa de 'Justice League Of America #21' / Crédito: Reprodução/DC Comics