Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica: Laços

5 fatos curiosos sobre "Turma da Mônica: Laços"

Confira estas curiosidades sobre "Turma da Mônica: Laços" antes de conferir o filme na Sessão da Tarde

Izabela Queiroz Publicado em 20/07/2023, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Turma da Mônica -Laços' - Divulgação/Paris Filmes
Cena de 'Turma da Mônica -Laços' - Divulgação/Paris Filmes

Lançado nos cinemas em 27 de junho de 2019, "Turma da Mônica: Laços" poderá ser assistido no conforto do sofá nesta quinta-feira, 20, visto que o primeiro live-action estrelado pela turma criada por Maurício de Sousa nas tirinhas de jornal há mais de seis décadas, será exibido na Sessão da Tarde por volta das 15h30 (horário de Brasília).

Mas antes de pegar a pipoca e o refrigerante para assistir à aventura que Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão embarcam nas telinhas para encontrar Floquinho, confira abaixo 5 fatos curiosos sobre "Turma da Mônica: Laços"!

1. Não é uma adaptação dos gibis, mas sim dos quadrinhos

Diferente das animações de Turma da Mônica, o filme não é inspirado nos quadrinhos dos amigos que moram no Bairro do Limoeiro. Isso porque, a produção adapta para as telas graphic novel de mesmo nome escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, que após ser lançada em 2013, foi premiada no 26º Troféu HQ Mix nas categorias “Edição especial nacional” e “Publicação infantojuvenil”

Vale lembrar que a HQ faz parte do Graphic MSP, um projeto da Mauricio de Sousa Produções cujo objetivo é publicar histórias protagonizadas pelos personagens da Turminha criadas através dos olhares de outros artistas brasileiros, cujo estilo foge do tradicional visto nos gibis.

2. Conta com uma direção de peso

Um dos grandes acertos do longa-metragem está na escalação do diretor Daniel Rezende, que se tornou o responsável por comandar o segundo filme da Turma estrelado por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira, assim como a série do Globoplay.

O cineasta que dirigiu “Bingo: O Rei das Manhãs”, em 2017, tem grande relevância no universo cinematográfico, visto que foi indicado ao Oscar de Melhor Edição, assim como recebeu um BAFTA de Melhor Edição pelo seu trabalho em “Cidade de Deus” (2002).

3. O processo de seleção dos atores foi longo

Em entrevista ao Festival de Cinema de Gramado, Daniel Rezende contou que o processo de seleção dos atores foi longo, visto que levaram cerca de oito ou nove meses para definir o elenco final. Isso porque, foram avaliados 7.500 crianças que se inscreveram pelo site, assim como foram feitos “dois mil testes presenciais em vários estados do país” até definirem os nomes oficiais.

Vale lembrar que o primeiro teste de elenco com o quarteto foi publicado pela ParisFilmes em 2019, onde é possível ver as primeiras cenas de Giulia (Mônica), Kevin (Cebolinha), Laura (Magali) e Gabriel (Cascão) usando as cores de seus personagens. Relembre!

Além disso, a seleção final foi acompanhada por Mauricio de Sousa e a filha Mônica, que foram essenciais para que os atores mirins fossem escalados para a trama:

Foi muito legal porque quando o Mauricio de Sousa, que aprovou todos os processos, viu os quatro, o olhinho dele brilhou. Então foi lindo ver falando: ‘ah, quando eu criei o Cascão, tinha exatamente essa imagem na cabeça’. Quando apresentamos a Giulia à Mônica de verdade, à filha do Mauricio, ela começou a chorar na hora porque se viu representada ali na tela. Então chegamos à conclusão que, se o olho do criador está brilhando, é porque a gente está no caminho certo”.

4. Foi um grande improviso

Para que "Turma da Mônica: Laços" entrasse em cartaz, foram necessários meses de preparação, ainda que a mais de 1h30 de duração do filme tenha sido formada através da improvisação dos atores, como conta Daniel Rezende ao AdoroCinema.

A gente teve vários meses de preparação porque as crianças não leram um roteiro. Todas as cenas a gente foi criando a partir de improvisação", explicou.

5. Os dentes da Mônica não eram reais

No vídeo de apresentação de Guilia Benite, a atriz revela que para ficar “bem dentuça” como a Mônica, ela usa próteses nos dentes para que eles fiquem maiores. Veja!