Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Katarê Kid

5 fatos curiosos sobre Karatê Kid

Descubra curiosidades sobre os bastidores de "Karatê Kid" (2010)

Redação Publicado em 03/11/2023, às 12h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Katarê Kid" (2010) - Reprodução/Sony/Columbia
Cena de "Katarê Kid" (2010) - Reprodução/Sony/Columbia

Remake do clássico de 1984, “Karatê Kid” (2010) é o filme da sessão da tarde de hoje, 03! A trama, acompanha o jovem Dre (Jaden Smith), que após se mudar de Detroit para a China passa a ser perseguido por um valentão que luta kung fu, o que faz com que ele procure um mestre no esporte para aprender a se defender.

Exibido às 15h30 na emissora Globo, a produção comandada por Harald Zwart conta com diversos fatos curiosos escondidos nos bastidores. Dessa forma, para ficar ainda mais por dentro do universo de “Karatê Kid”, confira baixo 5 fatos curiosos sobre o longa-metragem.

1. Quem nunca?

"Karate Kid" (2010)
Crédito: Reprodução/Sony/Columbia

O mestre que ensina as técnicas de kung fu à Dre é o Sr. Han, personagem vivido por Jackie Chan. No entanto, quando o ator recebeu o convite para estrelar o filme, imaginou que séria o grande protagonista da trama, o “Karatê Kid. A revelação foi feita pelo próprio astro em uma entrevista (via cinepop), onde ele contou que ao ser convidado para o elenco, perguntou imediatamente quem interpretaria o “sensei”. 

Na época, Jackie Chan já tinha quase 60 anos, dessa forma, quando ele percebeu que tinha se precipitado, e que já não pertencia mais à faixa etária responsável por interpretar um adolescente, caiu na risada.

2. Ideia Viral

“Bota casaco, tira casaco”! A frase mais icônica do filme é acompanhada da sequência mais surpreendente, visto que a ação repetitiva ordenada pelo Sr. Han a Dre durante dias se transformou em um super treinamento para lutar kung fu. Mas, o que alguns podem não imaginar é que o momento poderia ser bem diferente.

Isso acontece, pois o conceito original incluso no roteiro seria que o personagem aprendesse os movimentos através da limpeza de vidros e carros. No entanto, a ideia foi mudada quando Jackie Chan sugeriu que o treino fosse realizado com um casaco, o que tornou a cena inesquecível — tanto é, que se tornou um viral, sendo replicada em diversos vídeos na internet e memes.

3. Exceções

Cidade proibida em "Karate Kid"
Crédito: Reprodução/Sony/Columbia

O filme teve cenas gravadas em uma das principais atrações turísticas da China: a Cidade Proibida. Mas, as imagens poderiam não ter sido concedidas se Jackie Chan não estivesse participando da trama, segundo o produtor do título, Will Smith. Isso porque, o ator recebe tratamento de realeza em seu país de origem, tanto é, que “Karatê Kid” foi o primeiro longa-metragem a conseguir uma autorização especial em mais de 20 anos, já que, antes dele, o mais recente a conquistar o feito tinha sido “O Último Imperador (1987).

4. Aceno as origens 

Ralph Maccio, o Daniel LaRusso da trilogia original de “Karatê Kid” poderia ter aparecido no remake. O convite foi realizado para que o ator voltasse ao papel, mas a ideia que estava no roteiro original acabou sendo descartada após o astro recusar a oportunidade.

5. Mudanças

Karatê Kid cena
Crédito: Reprodução/Sony/Columbia

A versão do filme disponibilizada na China é um pouco diferente da vista em outros países. Isso porque, para se encaixar nas regras no código chinês, cenas como as que envolvem agressão e bullying foram modificadas para se tornarem mais leves, assim como o momento em que Dre e Mei Ying (Han Wenwen) teve que ser retirado da versão final.

Além disso, há uma mudança no título do longa-metragem. Na China, o filme foi intitulado “A Maravilha do Kung Fu”, o que faz mais sentido que o nome escolhido originalmente, já que a trama tem o Kung Fu como esporte, visto que, como foi gravado na China, a produção escolheu retratar a arte marcial mais praticada no país.

Vale mencionar que o filme foi lançado como “Karatê Kid”, pois havia o interesse de despertar a vontade de ir ao cinema no público que acompanhou a trilogia que esteve em cartaz durante a década de 1980.