Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Viva — A Vida É uma Festa

5 curiosidades sobre 'Viva — A Vida É uma Festa'

Confira as curiosidades sobre 'Viva — A Vida É uma Festa' o filme que fala sobre o Dia dos Mortos

Sofia Luppi Publicado em 10/12/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Viva — A Vida É uma Festa' - Divulgação/ Pixar
Imagem promocional de 'Viva — A Vida É uma Festa' - Divulgação/ Pixar

No ano de 2017, chegava aos cinemas “Viva - A Vida É uma Festa”, um filme da Pixar que conta a história do Miguel, um menino apaixonado por música, que em pleno Dia dos Mortos vai parar na Terra dos Mortos para conseguir, de alguma maneira, se livrar da proibição da sua família sobre a música. Relembre o trailer!

A animação foi um dos maiores sucessos da Disney e da Pixar e se tornou uma das histórias mais emocionantes. Mas você conhece um pouco dos bastidores desse longa? A Recreio te conta!

1. Estreia exclusiva 

“Viva — A Vida É uma Festa” estreou primeiro no México, no dia 27 de outubro de 2017, três semanas e meia antes da estreia mundial. Isso porque o filme fala sobre o Dia dos Mortos, que pode acontecer entre 31 de outubro a 2 de novembro. Ou seja, a produção da Pixar que fala sobre essa festa típica mexicana foi lançada durante as celebrações da data. 


2. Nome trocado 

Aqui no Brasil, o filme ganhou o título de “Viva — A Vida É uma Festa”, mas o nome verdadeiro não chega nem perto disso! O título original é “Coco”, que é uma referência a Mamam Coco, a bisavó do protagonista. 

A mudança de nome aconteceu, pois era uma forma de evitar que as pessoas falassem Cocô ao pronunciarem o título aqui no Brasil. E não foi só isso que mudou: a bisavó do Miguel se chama, em solo brasileiro, Mama Lupita.


3. Tecnologia Morta 

Se você prestar bastante atenção, vai perceber que toda a tecnologia que vemos na Terra dos Mortos é antiga. O exemplo disso é que os esqueletos usam walkie-talkies e computadores da década de 80. Isso simboliza que, nesse espaço, só entram coisas que estão realmente mortas, ou seja, essas tecnologias só funcionam lá porque “morreram” para os vivos. 

Cena de 'Viva - A Vida É uma Festa'
Cena de 'Viva - A Vida É uma Festa' / Crédito: Reprodução/Pixar


4. Duas vezes dublador

Responsável por dar voz a Héctor, o atorGael Garcia Bernalfoi o único do elenco que dublou seu personagem tanto em inglês quanto em espanhol.

Gael Garcia Bernal em um evento da Disney
CaptionGael Garcia Bernal na D23 Expo / Crédito: Getty Image/ Alberto E. Rodriguez 


5. Trilha Sonora

O músico Michael Giacchino foi o responsável por criar toda a trilha sonora de “Viva — A Vida é uma Festa”. Mas ele não ficou só nos bastidores: em uma cena, podemos ver um maestro dirigindo uma orquestra no show de Ernesto de La Cruz — e esse personagem é uma caricatura do próprio Giacchino

Caricatura 'esquelética' de Michael Giacchino em 'Viva - A Vida É uma Festa'
Caricatura 'esquelética' de Michael Giacchino em 'Viva - A Vida É uma Festa' / Crédito: Reprodução/ Pixar