Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Encantada

15 anos de Encantada: 5 curiosidades sobre o filme

Em comemoração aos 15 anos da produção, selecionamos detalhes dos bastidores e da história que você provavelmente desconhece; Descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 19/05/2022, às 14h25 - Atualizado em 21/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de “Encantada” (2007) - Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures
Imagem promocional de “Encantada” (2007) - Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

“Encantada”, o clássico filme que mistura animação com live-action produzido pela Disney, acompanha Giselle, uma princesa que acaba sendo expulsa de seu conto de fadas musical por uma bruxa má, que a envia para a realidade de Manhanttan, em Nova York, onde ela conhecerá novos desafios e amores.

Sendo um sucesso e fazendo parte da vida de muitos amantes das produções da casa do Mickey, o longa-metragem ganhará uma sequência que recebe o nome de “Desencantada”, produção que mostrará a protagonista descobrindo o verdadeiro significado de “felizes para sempre” ao passar a viver em Monroeville com Robert e sua filha adolescente Morgan.

O novo longa estreou no Disney+ na última semana, e se passa 15 anos após os eventos do primeiro longa, que completa a mesma quantidade de tempo de lançamento este ano.

Assim, para celebrar os 15 anos das histórias magicas de Giselle, listamos abaixo 5 curiosidades sobre o primeiro filme:

1. Uma homenagem aos filmes da Disney?

Alguns acontecimentos de “Encantada” se assemelham muito a outras produções clássicas já conhecidas, como o fato de Giselle conversar com os animais, desmaiar ao comer uma maçã e a bruxa má, que lembram a história de Branca de Neve. Relembre!

Há também elementos similares ao de A Bela Adormecida, visto que a rainha Nerrisa vira um dragão no final do longa, equivalente a luta final de Malévola no filme.

No entanto, as semelhanças não são coincidências, visto que o filme foi pensado como uma sátira, uma auto paródia, ou até mesmo “uma carta de amor para todas as coisas da Disney” como foi dito pelo ator Patrick Dempsey, intérprete de Robert Phillip, o par romântico de Giselle, em entrevista ao Crosswalk em 2007.


2. Cenas difíceis

O número musical da canção “That's How You Know” que acontece no Central Park, contou com 300 figurantes e 150 dançarinos, demorando cerca de 17 dias para ser concluída, se tornando assim a mais demorada para filmar de todo o longa-metragem. Relembre!

"Foi gigantesco. Filmamos tudo no próprio Central Park e tivemos que nos mover pelo parque como uma operação militar," contou o diretor Lima em entrevista ao The Hollywood Reporter em 2007.

No entanto, um outro momento ocupa o segundo lugar de cenas mais difíceis de se produzir. Com cinco minutos de duração, a cena final do baile contou com 150 personagens ocupando a tela no mesmo momento, o que exigiu grande dedicação para que a coreografia fizesse sentido e, consequentemente, também foi a que possuiu o maior tempo de filmagem, ultrapassando duas semanas.


3. Atropelamento real

Príncipe Edward
Príncipe Edward na cena do Central Park. Crédito/ Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

A icônica cena em que o Príncipe Edward, vivido por James Marsden, é atingido por um ciclista no Central Park, realmente aconteceu conforme revelador pelo ator em entrevista ao Collider em 2007:

"Eu disse, 'apenas me tire daqui'. Então ele me deu uma surra, mas foi mais engraçado. Minha voz rangiu e ele me derrubou, mas havia um bloco na minha frente e, na verdade, a roupa do príncipe é bem acolchoada, tinha airbags embutidos."

4. Papeis invertidos?

Cena de Encantada
Cena de "Encantada". Crédito/ Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures

O ator James Marsden fez audição para ser o Robert, enquanto o astro Patrick Dempsey realizou o mesmo processo dar vida a Edward. No entanto, os papéis foram trocados pela produção pois acreditaram que James combinava mais com o príncipe.


5. Aulas de canto

Dispensando a dublagem, Amy Adams, a interprete da princesa Giselle, foi responsável por cantar todas as músicas do filme. No entanto, a tarefa não foi fácil, visto que a atriz realizou aulas de canto para realizar os dois grandes números musicais, de acordo com informações divulgadas pelo Entertainment Weekly. Relembre "True Loves' Kiss"!