Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Detona Ralph

11 anos de 'Detona Ralph': 5 curiosidades sobre a animação

Em comemoração ao aniversário de lançamento de 'Detona Ralph' no Brasil, descubra os segredos por trás do filme

Izabela Queiroz Publicado em 04/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de 'Detona Ralph' (2012) - Divulgação/ Walt Disney Studios
Pôster de 'Detona Ralph' (2012) - Divulgação/ Walt Disney Studios

Sob o selo Walt Disney Studios e indicado ao Oscar de Melhor Animação, “Detona Ralph” chegou aos cinemas brasileiros em 2013 trazendo muita nostalgia e diversão ao apresentar novos personagens inesquecíveis envoltos em um pano de fundo que traz diversas lembranças aos amantes dos antigos jogos de fliperama.

Isso porque, a história gira em torno de Ralph, que cansado de ser desprezado enquanto vilão no seu próprio jogo de fliperama, decide mudar o seu destino com um plano: se tornar um grande herói ao conquistar uma cobiçada medalha dourada. Ainda assim, as coisas acabam se complicando quando ele se aproxima da corredora, Vanellope von Schweetz e descobre segredos sobre o mundo que conhecem.

Lançado em janeiro, o filme completa nesta quinta-feira, 04, onze anos desde que foi exibido nas telonas nacionais. Por isso, separamos abaixo 5 curiosidades sobre a animação para comemorar a data. Confira!

1. Ideia antiga

Explorar o universo dos videogames em uma animação já fazia parte dos estúdios Disney desde a década de 80, visto que foi nesse período que eles planejaram lançar um filme chamado “High Score".

Entretanto, a ideia acabou sendo engavetada e nos anos 90, esse mesmo projeto acabou passando a se chamar "Joe Jump”, mas foi só nos anos 2000 que a ideia ganhou forma, onde, nos dois primeiros meses de desenvolvimento do roteiro, o personagem principal deveria ganhar o nome de Conserta Felix Jr ao invés de Ralph.

2. Aparência nostálgica

Além de ter recebido originalmente outro nome, Ralph deveria ter outra aparência, já que inicialmente o estúdio queria que o personagem tivesse as mesmas características de jogo desenvolvido em 8 bits. No entanto, a ideia foi alterada, pois, devido à baixa qualidade gráfica que os 8 bits entregam, seria difícil trazer simpatia ao personagem.

3. Uma mão lava a outra

Para a criação de Vanellope von Schweetz, o diretor Rich Moore revelou que teve como inspiração o livro "The Bedwetter: Stories of Courage, Redemption and Pee", de Sarah Silverman, escritora que inclusive foi chamada pelo cineasta para dublar a personagem na versão original.

4. Aparições especiais

Um filme que aborda jogos de fliperama não poderia deixar de contar com a participação especial de personagens criados dentro desses games, por isso, diversas figuras icônicas acabam fazendo uma pontinha em um momento ou outro do filme.

Dentre eles estão às figuras de Street Fighter, M. Bison, Zangief, Ken, Ryu, Chun Li e Cammy Bowser, o vilão dos jogos Super Mario Bros, Sonic e seu arquinimigo, o Dr. Eggman, Pac-Man e o fantasma laranja e Q-Bert e seus inimigos.

5. Um aceno a realidade

Um dos controles mais utilizados nos videogames da Nintendo é visto quando o Rei Doce vai à área da programação. Isso porque, os comandos “para cima, para cima, para baixo, para baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A e start” usados pelo fabricante Konami em vários jogos também é realizado como uma senha pelo personagem.