Qual é a diferença entre tempo e clima?

Ao contrário do que muita gente pensa, esses dois termos não são sinônimos. Saiba quando usá-los

Letícia Yazbek Publicado sexta 3 abril, 2020

Ao contrário do que muita gente pensa, esses dois termos não são sinônimos. Saiba quando usá-los
Qual é a diferença entre os dois termos? - Pixabay

Tempo e clima são dois conceitos que costumam ser confundidos e até usados como sinônimos. Para entender a diferença entre eles, é preciso analisar quais fatores determinam esses estados atmosféricos.

O tempo é o estado atmosférico momentâneo de um determinado lugar. Ele diz respeito à temperatura, umidade do ar, ocorrência de chuvas e ventos e presença de nuvens, por exemplo. A soma desses fatores atura diretamente sobre o estado atmosférico do lugar.

O tempo está sujeito a diversas variações em um curto espaço de tempo. Ao longo de um dia, as condições atmosféricas podem mudar, alterando o tempo naquele local. Podemos dizer, então, que hoje de manhã o tempo estava frio e nublado em São Paulo, mas que à tarde estava quente.

A observação e o estudo dos tipos de tempo mais comuns e sua distribuição ao longo do ano revelam o clima de uma região. Se o tempo seco é uma característica forte e marcante daquele lugar, por exemplo, pode-se chegar à conclusão de que a região tem um clima seco - mas essa análise é obtida a partir de muitos dados ao longo de pelo menos 30 anos.

Dessa forma, é possível saber qual conceito utilizar em cada frase. Se você está se referindo à condição momentânea, está incorreto dizer "Hoje o clima está chuvoso" ou "Amanheceu com o clima seco" - nesses casos, o correto é o emprego do termo tempo.

Mas se você está falando sobre características já estabelecidas sobre o lugar, deve usar a palavra clima, como em "Manaus tem um clima quente e úmido".

 

 

Último acesso: 04 Dec 2021 - 22:47:27 (1100287).