Imagem ilustrativa de bandeirinhas de festa junina - Pixabay
Festas

Curiosidades sobre as festas juninas

Um dos meses mais animados do ano está para começar! Aproveite o clima junino e curta curiosidades sobre essa festa

Redação Publicado em 18/06/2023, às 10h00

Das antigas

Desde muito tempo atrás, as festas juninas são celebradas. Em junho, no Hemisfério Norte, ocorre o início do verão, época em que povos da Antiguidade (como celtas, egípcios e persas) faziam rituais para pedir uma boa colheita. Com o domínio do cristianismo na Europa durante a Idade Média, essa comemoração foi adaptada pela Igreja Católica e passou a homenagear alguns santos: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro e São Paulo (29 de junho).

Nome brasileiro

No começo, em países europeus por volta do século 4, as festas juninas eram chamadas de joaninas — por causa de São João. Quando a comemoração chegou ao Brasil, trazida pelos colonizadores portugueses, recebeu o nome de junina.

Do nosso jeito

Em terras brasileiras, as festas juninas receberam influência dos costumes daqui (misturando o que os portugueses trouxeram com tradições indígenas e africanas — dos escravos). Isso pode ser notado, por exemplo, nas comidas: mandioca, milho e leite de coco passaram a fazer parte do cardápio. Danças e músicas locais também foram adicionadas, como o forró.

Hora do casamento

Um noivo que tenta fugir e o pai da noiva enfurecido sempre aparecem para a encenação do casamento. Conta-se que a tradição surgiu para brincar com a rigidez das famílias em relação ao namoro dos filhos. Depois da benção do padre, não pode faltar o baile, simbolizado pela quadrilha.

Pula a fogueira!

Ela é um dos principais símbolos dessas festas. O catolicismo diz que a tradição surgiu na noite do nascimento de São João: a mãe dele, Isabel, teria mandado ascender uma fogueira nas montanhas para anunciar a chegada do filho.

Disputa divertida

As cidades de Campina Grande (Paraíba) e Caruaru (Pernambuco) competem todos os anos para ver quem tem a maior festa junina do Brasil! A celebração dura o mês todo, com muita comida e dança — as quadrilhas têm coreografias superlegais! Caruaru criou até uma cidade cenográfica típica do sertão nordestino. Em Campina Grande existe um forródromo, que recebe todos os anos milhares de pessoas.

Brasil Cultura curiosidades festa junina festas

Leia também

A toda velocidade: Saiba tudo sobre as modalidades de corrida de carros


Confira 6 livros de terror que são inspirados em histórias reais


Por que hoje se comemora o Dia dos Povos Indígenas?


Por que 1º de abril é o Dia da Mentira?


Por que a Páscoa sempre muda de data?


Por que ovos e coelhos são símbolos da Páscoa?