Os 5 aviões mais antigos do mundo

Desde que foram inventados, os aviões já passaram por muitas inovações tecnológicas. Viaje com a gente e conheça cinco modelos antigos que mudaram a história da aviação

Shirley Paradizo Publicado sexta 15 outubro, 2021

Desde que foram inventados, os aviões já passaram por muitas inovações tecnológicas. Viaje com a gente e conheça cinco modelos antigos que mudaram a história da aviação
Imagem ilustrativa de um avião - Pixabay

1. Flyer I

Quando surgiu: em 1903

Os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright criaram a primeira aeronave com motor (era feita de madeira e tecido). O voo aconteceu em 17 de dezembro, com a ajuda de uma catapulta, num campo da Carolina do Norte (Estados Unidos).

2. 14 Bis

Quando surgiu: em 1906

Invenção do brasileiro Alberto Santos Dumont, inovou por não usar catapulta: rodas e pedais, como os de uma bicicleta, impulsionaram a decolagem. Ele sobrevoou o Campo de Bagatelle, em Paris (França), em 23 de outubro, e percorreu 221 metros.

3. Junkers J 1

Quando surgiu: em 1915

A empresa alemã German Junkers fez o primeiro avião de metal para ser usado na Primeira Guerra Mundial. Chamado também de Donkey Tin, era só um protótipo e nunca entrou em combate.

4. Boeing 247

Quando surgiu: em 1933

Trouxe tecnologias que mudariam a indústria da aviação, como o trem de pouso e o piloto automático. O modelo tinha capacidade para dez passageiros e três tripulantes.

5. Boeing 307 Stratoliner

Quando surgiu: em 1938

Esse é o primeiro avião comercial com cabine pressurizada. O recurso permitiu voos mais rápidos e em maior altitude, enfrentando menos turbulência. Levava cinco tripulantes e até 33 passageiros.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 03:21:03 (1103337).