Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Estações

O que muda na natureza quando o inverno chega?

Dê uma de detetive e repare no que acontece ao seu redor para encontrar as pistas que mostram que o inverno chegou

Julia Moióli Publicado em 30/04/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pessoa no inverno - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pessoa no inverno - Pixabay

Menos verde

A maioria das árvores não está tão verdinha e quase não existem folhas novas. Muitas plantas perdem folhas durante o outono para economizar energia no inverno, pois nesta época do ano há menos luz solar, para as plantas fazerem a fotossíntese.

Pouca luz

Antes você brincava até depois das seis da tarde e nem percebia a noite chegando. Agora, pouco depois das cinco já está escuro. E, se você acordar cedo, pode até ver o amanhecer. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, pois o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo.

Céu carregado

No inverno, menos água do ambiente evapora e por isso chove menos. O ar seco facilita a concentração da poluição e muitas vezes vemos uma grande nuvem cinzenta, principalmente no céu de grandes cidades, onde existem mais carros e indústrias.

Preguiça geral

No inverno, seu bicho de estimação gasta mais energia para se aquecer, por isso ele costuma dormir e comer mais. Se perceber que ele não está comendo direito, procure um veterinário, pois no inverno os bichos podem se resfriar com facilidade.

Ventania

Às vezes a temperatura nem está tão baixa, mas sentimos bastante frio. A culpa é do vento gelado. Esse ar frio vem da Antártica, empurra o ar quente para cima e se move perto do solo, bem onde estamos! E quando ele vem acompanhado por umidade pode até chover granizo.

Olhe para cima

O céu fica mais limpo, pois há menos nuvens. À noite, podemos ver mais estrelas e até alguns planetas, principalmente em lugares com pouca poluição e sem luzes artificiais. Nesta época, é possível avistar, sem telescópio, Júpiter, Saturno e Vênus.

Cobertor gelado

No Brasil, é raro nevar, mas, depois de uma noite fria, você pode encontrar uma camada de gelo cobrindo o chão! É a geada. Ao contrário da neve, que cai do céu, a geada se forma no solo. Quando a temperatura chega perto de zero graus Celsius, o vapor de água que existe em folhas ou troncos se congela, formando um tapete branco. O visual é legal, mas esse gelo pode queimar as plantas.

Você sabia?

As mudanças que as estações do ano provocam na natureza são diferentes em cada lugar. No Norte e no Nordeste do Brasil, por exemplo, as temperaturas não são tão baixas no inverno, pois essas regiões ficam perto da linha do Equador. As variações entre primavera, verão, outono e inverno são maiores em regiões do planeta que estão entre os trópicos e os polos.