Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Wicked, o Musical: o que se passa na produção?

‘Wicked’, um dos maiores sucessos da Broadway, volta ao Brasil com estreia marcada para esta quinta-feira, 9

Victor Locateli Publicado em 09/03/2023, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elphaba e Glinda - Jairo Goldflus/Divulgação
Elphaba e Glinda - Jairo Goldflus/Divulgação

Efeitos especiais e muita mágica: ‘Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz’ está de volta ao Brasil, no Teatro Santander em cidade de São Paulo, após ter passado pelo país em 2016. A produção, que é a adaptação de um dos musicais mais conhecidos da Broadway e que já está em cartaz há mais de 20 anos em Nova York, volta para o país de uma forma adaptada, abordando temas atuais do cotidiano, como injustiça e preconceito.  

A obra, que retrata uma história de amizade improvável entre Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, interpretada pela atriz Myra Ruiz, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte, vivida pela atriz Fabi Bang, tem referência ao filme clássico ‘O Mágico de Oz’, de 1939, e traz em seu enredo Glinda tentando manter sua popularidade enquanto Elphaba não deseja trair seus valores morais, com tudo isso acontecendo após um encontro com o Mágico de Oz. No entanto, os caminhos da Bruxa Má do Oeste com sua pele verde-esmeralda e da Bruxa Boa do Norte, que tem uma beleza exuberante, tomam rumos diferentes. 

Ainda, a versão brasileira do musical conta com as músicas e texto da versão da Broadway, diferenciando da produção original em aspectos como o cenário, que tem mais de 10 toneladas, figurinos e algumas marcas, além de possuir detalhes brasileiros e tratar de temas da atualidade, como afirmou o diretor-geral da produção, o canadense John Stefaniuk, durante uma entrevista coletiva do musical, que aconteceu na última terça-feira, 7. 

“Eu acredito que são muitos, é difícil escolher somente um”, disse Stefaniuk acerca da incorporação de características brasileiras no espetáculo. John, que já trabalhou como ator de voz do Cartoon Network, ainda continuou, comentando sobre a necessidade de abordar a atualidade dentro do musical: “Eu acho que quando fiz o musical, queria refletir os dias atuais. Nós somos diferentes do que éramos 20 anos atrás, o mundo é diferente.” 

John ainda finalizou comentando sobre sua relação com o espetáculo e o Brasil, país que ele acolheu como “segunda casa”:

Eu posso dizer que estou muito orgulhoso desta produção. Este é o meu quinto espetáculo aqui no Brasil, e eu sinto uma infinidade de coisas pelas pessoas brasileiras, eu me sinto em casa com as pessoas do Brasil, eu sinto que as pessoas do Brasil são apaixonadas, inteligentes e animadas, e isso me deixa honrado de estar aqui. Todo dia eu vou para o trabalho e o elenco me faz rir e ficar animado. A gente sorri e chora, mas nós tentamos criar um teatro bonito, é uma paixão que não acontece ao redor do mundo, mas acontece aqui, então chamar o Brasil de um segunda casa, me deixa muito orgulhoso."

‘Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz’ volta ao Brasil nesta quinta-feira, 9, no Teatro Santander, e conta em seu elenco, além de Myra Ruiz e Fabi Bang, com Tiago Barbosa, Marcelo Médici, Diva Menner, Cleto Baccic, Dante Paccola, Nayara Venancio, e outros.