Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Red: Crescer é uma Fera

Red: Crescer é uma Fera: Qual o significado do canto do ritual de Mei Lee?

Descubra os detalhes por trás do canto de 'Red: Crescer é uma Fera'

Izabela Queiroz Publicado em 22/03/2023, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'RED: Crescer é uma Fera' - Reprodução/Disney/Pixa
Cena de 'RED: Crescer é uma Fera' - Reprodução/Disney/Pixa

A adolescência realmente não é fácil, mas já pensou em enfrentar as mudanças dessa nova fase enquanto lida com uma maldição de família que faz com que você se transforme em um panda vermelho toda vez que fica ansiosa ou nervosa? Esse é o caso de Mei Lee, a grande protagonista de ‘Red: Crescer é uma Fera’.

A garota chinesa-canadense que mora em Toronto passou a enfrentar um grande desafio após assoprar as velinhas de seu aniversário de 13 anos, onde além de uma mãe superprotetora, novas paixões e mudanças em seu corpo, teve que descobrir como lidar com uma transformação inevitável: ela podia se tornar uma enorme fera (literalmente).

Mas, ainda que a transformação causasse grandes dramas, a mãe de Mei, Ming, prometeu que a filha poderia reverter a situação ao quebrar a maldição com a ajuda de seus ancestrais em uma cerimônia que deveria ser realizada próxima noite de lua vermelha — e assim fizeram.

No dia marcado, todos os membros da família de Mei se reuniram para realizar o ritual liderado pelo Sr. Gao, tendo como forma de inicialização um canto pronunciado em cantonês. Mas, qual o significado do canto do ritual de Mei Lee?

A resposta

A pergunta é parcialmente feita pela própria Mei Lee no filme, onde o Sr. Gao revela que o que estão dizendo no canto não importa, visto que o que realmente tem relevância é a sua intenção, já que ele afirma que o rito só é completo se os envolvidos cantem com o coração, por esse motivo, Mei consegue misturar a ancestralidade com o seu eu atual, sincronizando o canto com a música 4*Town.

Ainda assim, no ano de lançamento da animação na plataforma de streaming Disney+, ou seja, em 2022, a diretora da trama, Domee Shi, contou em entrevista ao Polygon mais detalhes sobre o canto, afirmando que na verdade, ele é um “cântico de proteção” inspirado nos cânticos taoístas. A cineasta revelou também que ele foi inteiramente pensado do zero para a trama.

Fomos muito inspirados pelos cânticos taoístas que os monges faziam nos templos taoístas”, ela disse. “Primeiro, queríamos ver se havia um canto taoísta existente que pudéssemos usar. Mas então pensamos, porque essa família é tão específica, a situação é tão única – essa família tem essa maldição mágica do panda correndo dentro deles! – devemos criar nosso próprio canto para isso”

No entanto, para que toda a letra fosse desenvolvida, Domee Shi revela que contou com a ajuda de um falante nativo, nesse caso, de Herman Wong, o diretor de operações da região Ásia-Pacífico baseado em Hong Kong da Disney Character Voices International, a divisão da Disney que lida com tradução e dublagem. 

Sabíamos que tinha que ser em cantonês, porque a família é cantonesa”, contou. “Ele nos ajudou a traduzir um poema, um cântico de proteção, com letras sobre cuidar de uma garota, e a guiá-la em sua jornada. Ele nos ajudou a criar esse canto rimado”.

A verdade, é que não há uma tradução oficial do canto na animação, ou que tenha sido posteriormente divulgada pelos responsáveis pelo desenvolvimento do filme, mas, o skinst0rmed, um usuário no Reddit que afirma falar chinês e inglês, traduziu o canto da seguinte forma: “Cleanse your heart and body / Hold on to your heart / (let your) Spirit return / Swiftly to where it belongs”.

A tradução de um idioma para outro, faz com que os significados precisos geralmente se percam no processo, mas ainda assim, a RECREIO trouxe tradução livre para o português para que você possa conferir: “Limpe seu coração e corpo / Segure-se em seu coração / (Deixe seu) espírito retornar / Rapidamente para onde ele pertence.”