Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / A Pequena Sereia

Quem foi a pessoa responsável por inspirar a criação de Úrsula, vilã de 'A Pequena Sereia?'

Conheça a identidade por trás da pessoa que inspirou a grande vilã de 'A Pequena Sereia'

Redação Publicado em 07/02/2023, às 17h24 - Atualizado em 17/05/2023, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Úrsula, a vilã de 'A Pequena Sereia' (1989) - Reprodução/Disney
Úrsula, a vilã de 'A Pequena Sereia' (1989) - Reprodução/Disney

No ano de 1989, a Disney realizava o lançamento de “A Pequena Sereia”, filme que apresenta a história da princesa Ariel, filha de Tritão, o rei de Atlântida, inspirada no conto escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen no ano de 1837 que leva o mesmo nome.

Durante a trama, Ariel acaba sendo feita de refém por Úrsula, um ser mitológico marinho que é metade humana e metade polvo, que busca tomar o poder de Tritão e, para atingi-lo, acaba persuadindo a filha mais nova do rei dos mares para levá-la aos mundos dos humanos e ganhar a voz da garota.

Com o passar dos anos, a vilã acabou se tornando uma das antagonistas mais marcantes do estúdio. Mas, você sabe quem foi a pessoa responsável por inspirar a criação dessa personagem tão renomada?

Inspiração “divina”

Os responsáveis pela criação de Úrsula foram o produtor Howard Ashman, profissional extremamente conhecido na Broadway que havia acabado de chegar na Disney, e o animador Rob Minkoff.

Na época, Rob desenhou a personagem bem diferente daquilo que conhecemos hoje, com maquiagens marcantes nos olhos, muitas joias, um moicano rosa e uma cauda de tubarão no lugar de seus clássicos tentáculos. Apesar de tudo, segundo o portal Gente do IG, todos que conferiam o desenho, concordavam que suas características físicas eram similares a uma famosa drag queen da época, conhecida como Divine.

Ashman, que era muito fã da artista, acabou percebendo que deixar Úrsula parecida com Divine talvez fosse uma ótima aposta. Dessa forma, além da aparência, a drag queen também inspirou alguns comportamentos da vilã, como sua forma desbocada e natureza vilanesca em cena.

Grande sucesso

E a aposta não poderia ter dado mais certo. Graças ao filme, a Disney foi capaz de se recuperar de uma enorme crise financeira, entrando na famosa Era da Renascença, uma das mais populares e elogiadas do estúdio, que também conta com títulos como “A Bela e a Fera”, “Aladdin”, “O Rei Leão” e “Mulan”.

Infelizmente, Divine não conseguiu acompanhar todo esse sucesso. Conforme dito pelo site oficial da Disney, era esperado que a drag queen também fosse a dubladora oficial de Úrsula, mas, infelizmente, Glenn Milstead, responsável por dar vida à artista, acabou falecendo antes de receber o convite, após sofrer uma insuficiência cardíaca.

Para assumir seu lugar, o estúdio acabou escalando para dublar a personagem a atriz Pat Carroll, que faleceu em agosto do ano passado aos 95 anos de idade após complicações de uma pneumonia. Já no Brasil, a responsável por emprestar sua voz para a icônica vilã foi a cantora e atriz Zezé Motta.