Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual o significado dos nomes das princesas da Disney?

Descubra qual a razão por trás dos nomes das princesas da Disney e o que cada um deles significa

Redação Publicado em 27/07/2023, às 15h08 - Atualizado em 05/02/2024, às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da franquia Disney Princesas - Divulgação/ Disney
Imagem promocional da franquia Disney Princesas - Divulgação/ Disney

Entre todos os personagens já criados pela Disney, as princesas podem ser citadas como uma das mais famosas do estúdio. Sua popularidade é tão grande que elas possuem uma franquia só delas, conhecida com Disney Princesas, que é extremamente famosa entre os fãs das animações espalhados pelo mundo.

É importante destacar que, para fazer parte desse seleto grupo, é preciso cumprir algumas regras. Por este motivo, nem todas as princesas do estúdio fazem parte da franquia, como acontece com Anna e Elsa, da franquia "Frozen", assim como nem todas as integrantes do conjunto são de fato da realeza, como é Pocahontas e Mulan.

Mas você já se perguntou de onde vêm os nomes das princesas e o que cada um deles significam? A RECREIO reuniu as informações e te conta na lista abaixo. Confira!

Anna

A princesa Anna, de “Frozen” tem esse nome devido a uma brincadeira. Isso porque o nome significa “graciosa” em hebreu, o que é uma contradição com a personagem, que é muito desastrada.

Ariel

O nome Ariel significa, em hebreu, “leão de Deus”, e é um nome inspirado no anjo Isaías, da Bíblia. Ele simboliza força e coragem, duas das características mais marcantes da sereia.

Aurora

Em “A Bela Adormecida” é dito que os pais da princesa Aurora escolheram esse nome, pois ela iluminou a vida delas como um raio de sol, uma vez que a palavra “aurora” tem como significado "a luz da manhã". O nome acaba fazendo sentido com o final do filme, quando a princesa desperta do sono profundo no começo de uma manhã.

Bela

Não basta que Bela seja a pessoa mais bonita da vila, ela também carrega beleza no nome. Mas, além de ser linda, ela também consegue ver a beleza interior das pessoas ao seu redor, inclusive na Fera. Vale lembrar que a princesa é conhecida como Belle em outros países, o qual é o nome mais comum na França, onde se passa a história de “A Bela e a Fera”.

Branca de Neve

Segundo o conto dos irmãos Grimm, uma rainha furou seu dedo em uma agulha e uma gota de sangue caiu no chão, que estava coberto de neve. Por algum motivo, ao olhar para o que aconteceu, ela desejou ter uma filha naqueles tons: branca como a neve, e com os lábios e bochechas vermelhas como sangue. Dessa forma, surgiu o nome Branca de Neve.

Cinderela

Cinderela
Cinderela / Crédito: Reprodução/Disney

O live-action da Cinderela contou com uma leve explicação sobre o nome da princesa. Na produção de 2015, a personagem se chama Ella, mais é apelidada pelas irmãs postiças de Cinderela, uma vez que ela dormia perto da lareira cinzas para se aquecer e sempre acordava cheia de cinzas de fogo, sendo assim, uma mistura de cinzas com Ella.

E a versão original do conto francês não foge muitos disso. Na história, a personagem se chama Cendrillon, que significa pequenas cinzas, e também surgiu como apelido das irmãs da futura princesa.

Elsa

Além de ser a rainha do gelo, Elsa, de “Frozen”, já tem realeza no nome. Isso porque, em hebreu, o nome significa nobreza e real, o que define bem uma princesa.

Jasmine

A filha do sultão de Agrabah, reino que conhecemos em “Aladdin”, ganhou o nome de Jasmine, por conta da flor jasmim. Seguindo a cultura árabe, a planta significa “presente de Deus”, além de representar elegância, modéstia e sensualidade.

Merida

A protagonista de “Valente” se chama Merida, que significa “pérola” no idioma celta. A língua foi usada na Escócia, país onde a animação se passa, e faz sentido a princesa levar esse nome, uma vez que ela é rara como uma pérola.

Moana

Moana
Moana / Crédito: Reprodução/ Disney

O nome Moana não foi escolhido à toa para a princesa de Motonui. Ele, que é de origem polinésia, significa oceanos em várias línguas, como o taitiano e o maori. Além disso, o nome traz a importância do oceano na vida das pessoas, assim como a beleza e a vastidão dessas águas. Para finalizar, o nome também pode simbolizar uma pessoa viajante ou exploradora, duas definições perfeitas para a personagem.

Mulan

Poucas pessoas sabem, mas Mulan, em mandariam, significa magnólia, planta símbolo da nobreza e perseverança. Em uma cena da animação, o pai da guerreira chinesa coloca um botão da flor no cabelo da filha e que o desabrochar da planta significaria o amadurecimento e crescimento da personagem durante o filme.

Pocahontas

Pocahontas é a única princesa da Disney baseada em uma pessoa que realmente existiu. A personagem tem como inspiração a indígena Matoaka, e esse nome quer dizer “riacho brilhante entre as montanhas”. Já na animação, o nome original da personagem é Powhattan, que significa "brincalhona” em algoquin, um idioma nativo-americano.

Rapunzel

Rapunzel
Rapunzel / Crédito: Reprodução/ Disney

A inspiração para o nome Rapunzel teria vindo da flor comestível chamada de rampion que, em português, é conhecida como flor de campânula. A planta não é lembrada por ser a mais bonita, porém, consegue crescer em solos ásperos, onde é difícil para algo nascer.

É por esse motivo que os irmãos Grimm escolheram esse nome, uma vez que, na versão deles da história, a princesa é sequestrada dos pais por uma feiticeira e trancafiada em uma torre alta. Ou seja, ela conseguiu viver isolada. Outro fato interessante é que a flor de campânula é roxa, o que poderia explicar o vestido roxo da Rapunzel criada pela Disney.

Tiana

Apesar de não ser uma informação oficial, acredita-se que o nome Tiana seja uma variação da palavra grega “tiani”, que significa princesa. Isso seria muito significativo, pois a protagonista de “A Princesa e o Sapo” já uma princesa mesmo antes de se tornar uma de fato.