Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual o segredo por trás do BTS? Suga revela

Descubra o que fez o BTS se manter ativo por tanto tempo e se tornar um grupos mais famosos de todos os tempos

Izabela Queiroz Publicado em 20/10/2023, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suga, do BTS, para a divulgação de Butter - Divulgação/BigHit Music
Suga, do BTS, para a divulgação de Butter - Divulgação/BigHit Music

Debutando em 13 de junho de 2013, com o mini-álbum "2 Cool 4 Skool", o BTS celebrou este ano exatamente uma década de carreira. Ao longo desse tempo, Jin, Jimin, Jungkook, V, RM, Suga e J-Hope emplacaram diversos hits juntos como, “DNA”, “Butter”, “Dynamite”, “Fake Love” e “Boy With Love”, que fizeram com que o grupo sul-coreano ultrapassasse as fronteiras de seu país e se tornasse umas das formações mais famosos do mundo.

Como resultado, o BTS pode celebrar não apenas seu exército de fãs ao redor de todo o globo (que recebem o nome de ARMY), como também, diversos troféus em premiações grandiosas da indústria como o Mama Awards, Mnet Asian Music Award, Billboard Music Awards e o Golden Disc Award, onde os meninos puderam celebrar a vitória em diversas categorias mais de uma vez.

Mais que isso, o grupo se tornou um recordista, entrando para o Guinness World Records mais de 20 vezes, devido aos seus feitos musicais e nas redes sociais que chegam a números impressionantes. Dessa forma, surge a pergunta: Qual o segredo por trás dos anos de sucesso do BTS? A resposta foi revelada por Suga no novo episódio de seu talk show musical “Suchwita”, enquanto conversava com seu ídolo de infância, Kim Jong Wan, da banda coreana de rock alternativo, Nell.

Isso porque, Nell completou 24 anos de existência em janeiro de 2023, o que levou Suga a questionar Kim Jong Wan como a formação pôde se manter ativa por tanto tempo. O cantor de 43 anos revelou que um dos pontos fundamentais é a consistência, já que a banda trabalhou “de forma consistente o suficiente para que as pessoas não se esquecessem [deles]”, como repercutido pelo portal Koreaboo.

Outro destaque foi o amor pela música. Kim Jong Wan, destacou a importância dos artistas amarem a profissão que escolheram, visto que aqueles que são apenas “apaixonado por [eles mesmos] fazendo música” tendem a esperar validação externa para serem felizes no ramo, enquanto os apaixonados por música encontram positividade até mesmo quando a música não funciona bem com o público, sendo mais fácil lidar com as adversidades que podem surgir no ofício.

Além disso, ele revelou que esse é um tópico compartilhado com juniores que o procuram em busca de orientação, ressaltando que Suga também deveria ser procurado para conceder conselhos. Com isso, o rapper revelou que alguns CEOs já vieram lhe perguntar qual é o “segredo por trás do BTS”, o qual ele expôs ser simples: ser musicalmente livre, mesmo que “[eles] sejam odiados por isso.”.

O idol destacou também o apoio do fundador da HYBE, Bang Si Hyuk, e da BIGHIT MUSIC que foi fundamental para que o grupo pudesse seguir fazendo aquilo que realmente queria.

Antes da nossa estreia [e] depois da nossa estreia, não importa que música façamos e como queremos apresentá-la, a resposta [de Bang Si Hyuk e BIGHIT MUSIC] foi, 'Apenas faça!'”, disse o idol.

Suga contou ainda que todos do grupo tinham a consciência de que “receber ódio” poderia ser algo que teriam que enfrentar, mas mesmo assim, aprenderam muito fazendo música da forma que acreditavam.

Por fim, o idol relembrou ocasiões em que já foi abordado por outros ídolos que querem seguir carreira solo, revelando que o conselho que forneceu para esses artistas foi que não há meio-termo, é necessário “fazer todo o possível para mostrar [suas] cores ou fazer algo popular”.