Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual é a princesa da Disney que só aparece por 18 minutos em seu filme?

Uma das personagens da Disney é responsável por se tornar a princesa com menos tempo de tela e falas entre todos os filmes; descubra quem!

Izabela Queiroz Publicado em 08/05/2023, às 18h34 - Atualizado em 09/05/2023, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) - Divulgação/ Reprodução/ Disney
Cena do filme WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018) - Divulgação/ Reprodução/ Disney

Formadas por garotas de diversas nacionalidades, com culturas e personalidades totalmente diferentes, a Disney conta com um seleto grupo de princesas, que ao todo, totalizam 12 detentoras da coroa. Todas elas obtiveram o título após surgirem em uma animação, e cumprirem aos demais requisitos da lista definida pelo estúdio: 

  • Ser pelo menos metade humana;
  • Ser protagonista de sua própria história;
  • Ter se casado com alguém da realeza ou realizado um ato heroico;
  • Trazer um bom retorno econômico para os estúdios.

No entanto, além de características e histórias únicas, existe ainda um fato curioso que distingue uma das princesas da Disney das demais. Isso porque, a jovem garota só aparece por 18 minutos em seu filme, se tornando então a princesa com menos tempo de tela e falas entre todos os longas-metragens produzido pelo estúdio. Mas, quem é ela?

Aurora

Apresentada nas telonas há mais de 60 anos, Aurora é a filha do Rei Stefan e da Rainha Leah, uma garota que possui cabelos loiros e olhos cor violeta, que além de ser uma tímida e doce adolescente, é a grande protagonista de ‘A Bela Adormecida’.

Na história que chegou aos cinemas em 1959, a princesa é vítima de uma maldição lançada pela feiticeira Malévola quanto ela era apenas um bebê, após a vilã ter sido a única em todo o reino a não ser convidada para o batismo da primeira filha dos reis de sua cidade.

Apesar de ter sido conjurado nos primeiros dias de vida de Aurora, o feitiço, que determina que ela entraria em um sono eterno após furar seu dedo em uma roca de fiar, só entraria em ação no aniversário de 16 anos da princesa, que poderia ter sua vida de volta após receber um beijo de amor verdadeiro.

Vale lembrar que a trama de Aurora é uma adaptação do livro do escritor francês Charles Perrault (1628 — 1703), conforme divulgado pelo site da Disney. A versão de Perrault é uma das mais populares da clássica história, que também foi adaptada por grandes autores, como é o caso dos Irmãos Grimm, que escreveram sua versão em 1812.

A trama, que foi dirigida por Wolfgang Reitherman, Clyde Geronimi, Eric Larson e Les Clark, se tornou o último conto de fadas adaptado pelos cinemas pela Casa do Mickey que contou com a participação de Walt Disney, além de obter a marca de uma das produções mais caras do estúdio, já que seu desenvolvimento custou cerca de 6 milhões de dólares. 

Além disso, a história de Aurora é um marco entre as produções estreladas por princesas por mais um outro motivo: ela é o ponto de partida de um hiato de três décadas sem adaptações de contos de fadas onde as detentoras da coroa são as protagonistas, visto que após seu lançamento, o próximo filme estrelado por uma princesa só surgiu em 1989, com 'A Pequena Sereia'.

A pausa não aconteceu por acaso, a decisão foi tomada por Walt Disney, pois, apesar do investimento milionário, o retorno do filme em bilheteria não foi como esperado, gerando um certo prejuízo para o estúdio em seu lançamento.