Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Adão Negro

Qual é a origem de Adão Negro?

Descubra a complexa história que levou Teth-Adam a se tornar Adão Negro nos quadrinhos

Izabela Queiroz Publicado em 20/08/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da HQ 'Justice League of America (2013-2015)' - Reprodução/ DC Comics
Capa da HQ 'Justice League of America (2013-2015)' - Reprodução/ DC Comics

Em 2022, chegou aos cinemas o live-action de ‘Adão Negro’, personagem que teve sua história de origem retratada em um longa-metragem pela primeira vez, ganhando forma através do ator Dwayne Johnson, o The Rock. Relembre o trailer!

No entanto, antes de parar nas telonas, a emblemática figura que usa um uniforme preto com um raio dourado no peito já existia nas páginas das comics da DC, onde deu as caras pela primeira vez ainda na Fawcett Comics, em 1945, através da HQ ‘The Shazam Family #1’.

Existindo há mais de 70 anos, o personagem faz parte da lista daqueles que não possuem uma única origem nos quadrinhos, visto que sua história passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Pensando nisso, reunimos abaixo as principais informações sobre a trajetória que ocasionou o surgimento de Adão Negro.

Primeira definição

Na história que foi lançada no ano do fim da Segunda Guerra Mundial pela Fawcett Comics, o roteirista Otto Binder e o desenhista C. C. Beck se uniram e criaram Teth-Adam, um dos primeiros herdeiros dos poderes do Mago Shazam (na época chamado de Capitão Marvel), ainda no Antigo Egito.

Para ter acesso às habilidades de Shu, Hórus, Amon, Zehuti, Aton e Mehen, ele deveria dizer a palavra ‘SHAZAM’ (formada pelas iniciais dos Deuses), assim ele teria acesso à resistência, velocidade, superforça, sabedoria, poder e coragem para combater o mal e preservar a paz, se transformando no poderoso Adão.

No entanto, ao ter o poder em mãos, ele deixou o heroísmo de lado e foi corrompido, se tornando um grande destruidor, matando inclusive, o faraó do Egito com o objeto de governar toda a humanidade.

Essa nova motivação causou o seu banimento, fazendo com que ele fosse exilado para uma estrela distante por 5 mil anos, onde permaneceu vivo por todo esse tempo ao se manter sempre transformado no poderoso Adão.

Logo após esse período, ele acaba retornando, mas ao dizer a palavra mágica, ele causa o efeito reverso e desfaz a sua transformação, culminando assim, na sua morte, visto que seu corpo mortal não aguentou a passagem do tempo.

Definições nos primeiros anos de DC

Já nos anos 70, a Fawcett Comics passa a fazer parte da DC, que transforma o Adão Negro em uma invenção do perverso Dr. Silvana, que o ressuscita através de uma máquina. Essa versão permaneceu nas HQs até Adão Negro finalmente ser derrotado pelos Novos Titãs na icônica saga "Crise nas Infinitas Terras", em 1986.

No ano seguinte, ele ganhou uma nova trajetória de origem, unindo de certa forma as definições de 1945, e a vista nos anos 70, já que o vilão acaba sendo banido pelo Mago Shazam para outra dimensão e libertado por Silvana.

Origem dos anos 90

Nessa versão, o mago Shazam era sumo sacerdote do Faraó Ramsés II, que após anos de servidão, passou a buscar por um substituto, encontrando em Teth-Adam, filho de Ramsés II a coragem, justiça e decência necessária para merecer o título de Shazam.

Assim, Teth-Adam passou a contribuir para a paz do local por anos até se corromper, fazendo com que seus poderes fossem retirados pelo Mago Shazam e colocados em um escaravelho, causando, posteriormente, a sua morte, visto que sem as habilidades, seu corpo não aguentou sua real idade.

O amuleto, que deveria permanecer eternamente junto ao túmulo de Ramses II, foi encontrado por Theo Adam, um jovem que acompanhava os pais de Billy Batson em uma expedição no Egito. Como resultado, Theo, que descobriu ser descendente de Teth, pronunciou a palavra mágica, fazendo com que os poderes de Shazam fossem transferidos para ele.

Além disso, ao adquirir as novas habilidades, Theo mata os pais de Billy Batson, causando assim, a motivação para a rivalidade entre Adão Negro e Shazam já tão conhecida entre os fãs dos quadrinhos.

Ainda assim, não foram apenas os poderes que passaram a fazer parte de Theo, mas também o espírito de Teth, que passou a dividir o mesmo corpo com o jovem. Esse fato combinado com a adição de personagens com maus propósitos causou diversas reviravoltas, incluindo a não mais obrigatoriedade do escaravelho para transformação.

Foi definido também que Teth-Adam possuía boas intenções, mas seu lado Theo-Adam acabava dominando as ações malignas e ainda que Teth tenha conseguido permanecer no controle e retornar as suas origens heroicas, fazendo parte inclusive da Sociedade da Justiça, seus ideais extremamente únicos de justiça não o deixaram permanecer no grupo por muito tempo, visto que posteriomente ele se uniu ao Esmaga-Átomo, e formou sua própria equipe, construindo também a sua nação fictícia chamada Kahndaq.

A mais recente

Em 2011, o personagem ganha sua última revisão de origem. Teth-Adam surge como um escravo em Kahndaq que, ao lado de seu sobrinho Aman, é resgatado pelo Mago Shazam. No resgate, Aman recebeu os poderes dos deuses, assim, ao dizer ‘Shazam”, o jovem recebia todas as habilidades das seis  dividades já apresentadas. 

No entanto, ele não permaneceu com os poderes por muito tempo, visto que Teth os roubou ao ficar cego pela vingança, causando a morte de Aman e se tranformando assim, no Adão Negro, onde ele passou a ser o novo governante de Kahndaq, assumindo então o título de anti-herói, sendo justo na mesma medida em que é cruel com invasores e inimigos.