Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Jogos Vorazes

Qual é a ordem cronológica de Jogos Vorazes?

Descubra qual é a ordem cronológica de todos os livros e filmes da franquia de Jogos Vorazes

Redação Publicado em 20/09/2023, às 18h34 - Atualizado em 16/11/2023, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens promocionais de 'Jogos Vorazes: A Esperança' e 'Jogos Vorazes: A Canção dos Pássaros e das Serpentes' - Divulgação/Lionsgate
Imagens promocionais de 'Jogos Vorazes: A Esperança' e 'Jogos Vorazes: A Canção dos Pássaros e das Serpentes' - Divulgação/Lionsgate

Na última quarta-feira, 15, a Lionsgate trouxe aos cinemas brasileiros o filme “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, onde é revelado um pouco mais sobre a origem dos Jogos Vorazes. Relembre o trailer!

O longa é ambientado 64 anos antes dos acontecimentos apresentados na trama protagonizada por Katniss e Peeta, onde acompanhará a história do presidente Snow quando ainda era jovem, e acaba sendo escolhido como um dos mentores da décima edição dos jogos.

Assim como a trilogia original, “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” também é uma adaptação do livro, que leva o mesmo nome, escrito pela autora Suzanne Collins. Mas, você sabe qual é a ordem cronológica exata de todas as obras? A RECREIO te conta!

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

A obra acontece durante a décima edição dos Jogos Vorazes, e foca na juventude de Coriolanus Snow, apresentando os motivos que o levaram a se tornar o tirano presidente que, nos primeiros filmes, foi interpretado por Donald Sutherland. A trama é ambientada durante o período conhecido como Dias Sombrios, que são 10 anos depois da guerra, e antes de Panem estar em seu auge.

Jogos Vorazes
Crédito: Divulgação/Lionsgate

Nessa época, a Capital decide escolher alguns jovens para se tornarem mentores dos tributos sorteados para a competição, com o intuito de transformar os jogos em algo mais “atrativo” para o público. É dessa forma que Snow acaba sendo selecionado como mentor de Lucy Gray, tributo do miserável Distrito 12.


Jogos Vorazes

O primeiro livro, lançado em 2008, dá início a história de Peeta Mellark e Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que se voluntaria aos 74ºs Jogos Vorazes para poupar sua irmã mais nova, e comove o país. Após serem escolhidos como os tributos do Distrito 12, os dois passam a fingir serem apaixonados um pelo outro, para atrair patrocinadores que possam ajudar em sua sobrevivência durante a disputa.

Jogos Vorazes
Crédito: Reprodução/Lionsgate

Apesar de serem vistos como “azarões” durante a competição, devido à situação de seu Distrito, a dupla acaba conseguindo um fato inédito: são eleitos, juntos, os vencedores da edição.


Jogos Vorazes: Em Chamas

Após a vitória inesperada de Katniss e Peeta nos 74ºs Jogos Vorazes, o clima muda em Panem. Em todos os distritos, sinais de que uma possível revolução está se aproximando começam a surgir, principalmente depois da dupla ter desafiado o governo ao vencerem juntos a última edição.

Jogos Vorazes
Crédito: Divulgação/Lionsgate

O grande crescimento da influência dos dois jovens do Distrito 12 começa a gerar preocupações à Capital que, para mantê-los em controle, decide colocá-los de volta na arena para disputarem, mais uma vez, por suas próprias vidas.


Jogos Vorazes: A Esperança

O último livro da franquia, “Jogos Vorazes: A Esperança”, foi lançado em 2010, e apresenta o início da grande revolução. Com a chegada dos rebeldes revolucionários do Distrito 13, enfim uma resistência contra a Capital pode ser formada, e Katniss precisa se preparar para voltar à luta novamente.

Jogos Vorazes
Crédito: Divulgação/Lionsgate

Agora, apesar de ser contra sua vontade, a jovem se torna o principal símbolo da resistência, conhecida como Tordo, onde precisa influenciar todos do país a se unirem à revolução.