Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Qual é a história por trás dos fantasmas de 'Harry Potter' que não apareceram nos filmes?

Descubra as histórias dos fantasmas que assombram Hogwarts

Sofia Luppi Publicado em 03/03/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Nicke-Quase-Sem-Cabeça, Dama Cinzenta e Frei Gorducho, alguns dos fantasmas de Hogwarts - Divulgação/ Wizarding World
Ilustração de Nicke-Quase-Sem-Cabeça, Dama Cinzenta e Frei Gorducho, alguns dos fantasmas de Hogwarts - Divulgação/ Wizarding World

Tanto nos livros quanto nos filmes de Harry Potter, conhecemos alguns fantasmas que vivem em Hogwarts. Contudo, a adaptação para a telonas não mostrou os poucos detalhes que temos sobre esses espíritos nas obras criadas por J.K. Rowling.

Por conta disso, a Recreio trouxe a história dos fantasmas presentes na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts que você não conferiu nos filmes. Veja!

Nick-Quase-Sem-Cabeça

Nick-Quase-Sem-Cabeça em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'
Nick-Quase-Sem-Cabeça em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' / Crédito: Reprodução/ Warner Bros. 

Nick-Quase-Sem-Cabeça é o fantasma que vive na casa Grifinória. Quando vivo, pertencia à corte do rei Henrique II, e era conhecido como Sir Nicholas de Mimsy-Porpington.

Certa vez, ele tentou embelezar magicamente uma trouxa, que também fazia parte da corte. O problema é que ele fez com que presas surgissem na mulher. Depois desse incidente, ele teve sua varinha confiscada, além de ser preso e condenado à morte.

Sir Nicholas morreu em 31 de outubro de 1492, porém, não foi uma passagem tranquila. Ele foi executado com um machado cego, sendo necessários 45 golpes para cortarem sua cabeça. Mesmo assim, sobrou um nervo intacto, fazendo com que o membro continuasse, de uma forma estranha, preso ao seu corpo. Por conta disso, ele não é aceito entre os demais fantasmas sem cabeça.


Dama Cinzenta

Dama Cinzenta em 'Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte II'
Dama Cinzenta em 'Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte II' / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

Entre todos os fantasmas, o menos falante é o que vive na Corvinal. O espírito, conhecido com Dama Cinzenta, se chama Helena Ravenclaw, e é filha de Rowena Ravenclaw, uma das fundadoras de Hogwarts.

Em vida, Helena tentou ser mais esperta que sua mãe ao tentar roubar o diadema mágico dela e fugir. Quando Rowena estava à beira da morte, pediu para que o Barão Sangrento trouxesse sua filha de volta, para vê-la uma última vez. A fundadora escolheu o Barão, pois sabia que ele era apaixonado e obcecado por Helena, assim, não descansaria até encontra-lá.

Após encontrar Helena em uma floresta na Albânia e ser rejeitado por ela, o Barão acabou a assassinando. Ao se deparar com que fez e cheio de culpa, ele se suicidou. Os dois acabaram voltando como fantasmas para Hogwarts.


Barão Sangrento

Barão Sangrento em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'
Barão Sangrento em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' / Crédito: Reprodução/ Warner Bros. 

O Barão Sangrento é o fantasma da Sonserina e, quando era vivo, era um aluno dessa casa. Ele nunca teve seu amor por Helena Ravenclaw correspondido.

Após matar Helena e se suicidar, ele voltou como um espírito para Hogwarts. Ele anda pela escola todo coberto de manchas prateadas de sangue, de Helena, mas somente os dois sabem disso. Além das marcas em sua roupa, ele carrega correntes, como sinal de penitência pelo crime que cometeu.


Frei Gorducho

Frei Gorducho em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'
Frei Gorducho em 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' / Crédito: Reprodução/ Warner Bros.

O fantasma que perambula pela Lufa-Lufa é o Frei Gorducho. Não se sabe o nome verdadeiro do espírito, porém, é de conhecimento que, em vida, ele frequentou Hogwarts, e depois decidiu se juntar ao clero, mais especificamente em uma ordem religiosa mendicante.

Ele foi assassinado por membros da ordem que suspeitavam da sua habilidade de curar a varíola das pessoas com apenas uma vareta, que na realidade era sua varinha. Outra coisa que o clero achou estranho é que, algumas vezes, ele acabou tirando coelhos de dentro do cálice de comunhão.


Murta-Que-Geme

Shirley Henderson como a Murta-Que-Geme em 'Harry Potter e a Câmara Secreta'
Shirley Henderson como a Murta-Que-Geme em 'Harry Potter e a Câmara Secreta' / Crédito: Divulgação/ Warner Bros.

Até os banheiros de Hogwarts possuem fantasmas! A Murta-Que-Geme é um espírito que assombra um dos banheiros femininos pouco frequentados pelas alunas. Ela mesma era uma aluna da escola quando faleceu.

No dia em que morreu, Murta estava se escondendo no banheiro, pois Olívia Hornby, sua arquirrival, zombou dela por conta de seus olhos. Ela estava chorando e, de repente, escutou um barulho no local, decidindo averiguar o que era. Quando abriu a porta de uma das cabines do banheiro, ela acabou morrendo.

Na época da morte de Murta, as pessoas não sabiam o que tinha acontecido para a menina morrer. Contudo, depois é descoberto que ela olhou nos olhos do basilisco, criatura que ficava escondida na Câmara Secreta, que tinha a entrada localizada no banheiro em que ela se escondia.

Murta decidiu voltar como fantasma para Hogwarts para assombrar sua inimiga. Porém, com o passar dos anos, ela ganhou a reputação de fantasma mais infeliz da escola. Muitas vezes, ela era encontrada gemendo e lamentando no banheiro em que morreu.


Pirraça

Pirraça, o poltergeist de Hogwarts
Pirraça, o poltergeist de Hogwarts / Crédito: Reprodução/ Wizarding World 

Existe um fantasma em Hogwarts que está lá somente para gerar o caos. Conhecido como Pirraça, o espírito, na verdade, é um poltergeist — termo em alemão que traduzido significa fantasma barulhento. Ele vive na escola desde 993, ano em que Hogwarts foi fundada.

O fantasma é o terror dos zeladores. Em 1876, depois do plano de um funcionário da época capturá-lo ter dado errado, ele começou a gerar muito caos e ameaçar os alunos, o que fez com que os professores evacuassem o castelo por três dias. As coisas só voltaram ao normal depois que ele fez um acordo com a diretora, para que tivesse alguns benefícios e parasse com os ataques.


Professor Binns

Professor Binns no jogo 'Hogwarts Legacy'
Professor Binns no jogo 'Hogwarts Legacy' / Crédito: Reprodução/ Avalanche Software

Em Hogwarts, quase tudo é possível — inclusive ter aula com um fantasma. Cuthbert Binns morreu durante seu sono, e simplesmente se levantou como um fantasma para dar sua aula. Apesar de não sabermos com qual idade ele morreu, sabe-se que ele era muito velho. Conhecido como Professor Binns, sua aparência é de uma tartaruga velha e enrugada, e ele ensina a disciplina História da Magia.