Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mansão Mal-Assombrada

Quais são as diferenças entres os dois filmes 'Mansão Mal-Assombrada' da Disney?

Descubra quais são as principais diferenças das produções que se baseiam na Mansão Mal-Assombrada, uma das mais famosas atrações dos parques da Disney

Sofia Luppi Publicado em 27/07/2023, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartazes dos filmes 'Mansão Mal-Assombrada' de 2023 e 2003 - Divulgação/ Disney
Cartazes dos filmes 'Mansão Mal-Assombrada' de 2023 e 2003 - Divulgação/ Disney

Nesta quinta-feira, 27, o mais novo filme da Disney, “Mansão Mal-Assombrada”, chegou nos cinemas. O longa é baseado na atração de mesmo nome que tem nos parques de diversão do estúdio. A produção é estrelada por Lakeith Stanfield e Rosario Dawson e conta com outros grandes nomes no elenco, como Jamie Lee Curtis, Danny DeVito, Owen Wilson, Tiffany Haddish e Jared Leto. Relembre o trailer!

Mas esse não é o primeiro filme baseado na atração. Em 2003, a Disney lançou um longa com o mesmo nome do atual lançamento com Eddie Murphy como protagonista da história.

Apesar dos filmes terem o mesmo título, mesmo cenário e até alguns personagens iguais, os enredos são diferentes. Por isso, a RECREIO trouxe as principais diferenças entre as duas produções. Confira na lista abaixo!

[ALERTA DE SPOILER]

1. O enredo

A produção de 2003, conta a história do corretor de imóveis Jim Evers, interpretado por Eddie Murphy, que com sua família, acaba ficando preso em uma mansão horripilante. Depois de algumas horas dentro do imóvel, que parece estar abandonado, eles descobrem que existem alguns fantasmas por ali.

O longa mais recente, mostra Gabbie e seu filho, que são interpretados, respectivamente, por Rosario Dawsone Chase W. Dillon, se mudando para uma velha mansão em Nova Orleans. Ao chegar em sua nova casa, eles se deparam com as assombrações que moram por ali, mas não conseguem ir embora sem que sejam seguidos por fantasmas.

2. Casa de Fantasmas

O motivo para tantos fantasmas estarem morando na mansão, é diferente nos dois filmes. No longa de Murphy, as almas estão presas no imóvel, por conta de um segredo do passado que precisa ser descoberto. E quem salva o dia, é o protagonista.

Já na nova versão, Madame Leota, a vidente contratada pelo dono da mansão, tenta chamar do Além, um espírito específico, porém, vários outros acabam vindo para a casa, até que o vilão se apossasse do espaço. A partir disso, a casa fica recheada de fantasmas, tanto bons quanto maus.

3. Madame Leota

O filme de 2003 não revela muitos detalhes sobre a Madame Leota, uma vidente que tem conexão com o Além, o mundo dos espíritos. Nessa primeira versão, a personagem que fica dentro de uma bola de cristal, é interpretada por Jennifer Tilly.

Entretanto, a produção deste ano revela alguns detalhes sobre a personagem, que teve como intérprete a veterana Jamie Lee Curtis. Na história, conhecemos Leota antes de ela ficar presa em sua bola de cristal e até mesmo é explicado como ela foi parar lá dentro. Sem contar, que descobrimos que ela foi uma das maiores videntes de Nova Orleans.

Jamie Lee Curtis como Madame Leota
Jamie Lee Curtis como Madame Leota. /Crédito: Reprodução/ Disney

4. Vilão

Mesmo que a maioria dos 999 fantasmas presentes na mansão sejam bonzinhos, existem os malvados. Na primeira versão da história, temos um clichê de Hollywood: o mordomo é o vilão. O personagem, interpretado pelo ator Terence Stamp, foi mal tanto em vida quanto na morte e é por conta dele que as almas estão presas no imóvel. Ele tenta consertar as coisas, mas do jeito errado.

Já na nova versão, o vilão é conhecido pelos moradores da mansão, tanto vivos quantos mortos, como Hatbox Ghost, que foi dublado pelo astro Jared Leto. Enquanto vivo, ele planejou se vingar de todos que foram maus com ele ou com quem teve algum desafeto. Ele só não revelou que sua vingança aconteceria após a sua morte.

Hatbox Ghost, vilão do filme 'Mansão Mal-Assombrada' (2023)
Hatbox Ghost, vilão do filme 'Mansão Mal-Assombrada' (2023). /Crédito: Reprodução/ Disney

5. Referências

Por ser um filme baseado em uma das atrações mais famosas dos parques da Disney, ele precisa contar com referências do brinquedo. A produção de 2003 apresenta o nome de alguns personagens e leves easter-eggs do brinquedo, mas não tornam tudo isso parte da história.

O novo longa, já conta com muito mais referências aos cômodos da mansão, aos personagens, ao enredo da atração e acaba incorporando tudo isso na trama, como se fossem detalhes especiais na história.

Extra: Atração

Apesar dos filmes se basearem em uma das últimas atrações idealizadas pelo próprio Walt Disney, e contar com diversas referências, elas ainda não são totalmente fiéis às histórias que os visitantes podem conferir nos parques localizados na Califórnia, Orlando, Tóquio, Paris e Hong Kong.

Por causa disso, a RECREIO conversou com a criadora de conteúdo Luiza Netto, que já trabalhou na Mansão Mal-Assombrada do Magic Kingdom, parque do Walt Disney World, em Orlando, para saber mais sobre as histórias dos 999 fantasmas que assombram ali, além se entender os detalhes e curiosidades dos bastidores. Confira!