Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Princesas da Disney que já foram premiadas no Oscar

Ao longo da história da importante premiação, algumas das princesas da Disney já foram honradas com a tão sonhada estatueta. Descubra quais!

Daniela Bazi Publicado em 04/03/2024, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Reprodução/Disney
Cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Reprodução/Disney

No próximo domingo, 10, será realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, a 96ª edição do Oscar, a premiação mais importante do cinema mundial. A esperada cerimônia, que contará com apresentação do comediante estadunidense Jimmy Kimmel, terá transmissão ao vivo a partir das 19h (horário de Brasília) pelo canal fechado TNT, e pela plataforma de streaming MAX.

Ao longo de seus 100 anos de história, a Disney já foi premiada inúmeras vezes por suas produções. Neste ano, o estúdio está concorrendo com a animação “Elementos” (2023), dirigida por Peter Sohn, e que apresenta a história do romance improvável entre Gota e Faísca, representados pelos elementos água e fogo.

Entre os longas da empresa criada por Walt Disney que já conquistaram a tão sonhada estatueta, podemos citar clássicos como “Pinóquio” (Melhor Trilha Sonora Original em 1940), “O Rei Leão” (Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original em 1994), “Mary Poppins” (Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais em 1965), e muitos outros.

Além disso, algumas produções sobre as famosas princesas da Disney também foram premiadas em diferentes categorias do Oscar. Conheça quais!

1. Branca de Neve e os Sete Anões

Lançado em 1937, “Branca de Neve e os Sete Anões” foi o primeiro longa-metragem animado na história do cinema. Durante a 11ª edição da premiação, realizada em 1938, a trama levou a categoria de “Melhor Trilha Sonora Original”, além de Walt Disney também ser homenageado com um Oscar Honorário devido a sua inovação nas telonas.

Durante o evento, Walt recebeu das mãos da atriz mirim Shirley Temple uma estatueta do tamanho real, ao lado de sete miniaturas. Naquela época, a famosa categoria de “Melhor Animação” ainda não existia.


2. A Pequena Sereia

“A Pequena Sereia” foi a animação responsável por salvar a Disney de uma enorme crise financeira enfrentada pelo estúdio após o falecimento de seu criador, além de marcar o início da famosa Era do Renascimento. No Oscar de 1990, a história de Ariel levou o prêmio de “Melhor Trilha Sonora Original” e “Melhor Canção Original” com ‘Under the Sea’. A trilha é assinada pelo famoso compositor Alan Menken.


3. A Bela e a Fera

Estreando nos cinemas em 1991, “A Bela e a Fera” também fez história no Oscar. Isso porque, em 1992, o longa se tornou a primeira animação a ser indicada na principal categoria da noite, a de “Melhor Filme”. Apesar de ter perdido para “O Silêncio dos Inocentes”, o longa que conta a história sobre a princesa Bela não saiu de mãos vazias, indo para casa com dois prêmios: de “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Canção Original”, com ‘Beauty and the Beast’.


4. Aladdin

Outra produção que também foi reconhecida por sua trilha sonora é “Aladdin”. A animação de 1992 foi premiada na edição de 1993 do Oscar nas categorias de “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Canção Original” com “A Whole New World”, música composta por Tim Rice e Alan Menken, e interpretada originalmente por Brad Kane e Lea Salonga.


5. Pocahontas

A história sobre a princesa da vida real da Disney, “Pocahontas”, também não poderia ficar de fora. Em 1996, a produção levou a categoria de “Melhor Canção Original” com “Colors of the Wind”, que foi escrita e composta por Stephen Schwartz e Alan Menken, e interpretada por Vanessa Williams.


6. Valente

O filme que marcou a estreia da primeira princesa da Pixar, “Valente”, lançado em 2012, foi o grande vencedor da categoria de “Melhor Animação” do Oscar de 2013. A história de Merida disputava contra "Detona Ralph", "Frankenweenie", "Piratas Pirados!" e "ParaNorman".


7. Frozen

Apesar de Elsa e Anna não fazerem parte da franquia de Princesas da Disney, elas não poderiam ficar de fora dessa lista. Sendo um dos maiores sucessos do estúdio, seu primeiro filme, lançado em 2013, foi extremamente elogiado pelo público e pela crítica especializada. Na edição de 2014 da premiação, o longa levou as categorias de “Melhor Animação” e “Melhor Canção Original” com ‘Let It Go’.