Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Anastasia

A Princesa Esquecida: 5 curiosidades sobre 'Anastasia'

Confira algumas curiosidades sobre 'Anastasia', animação que está completando 26 anos de lançamento

Redação Publicado em 02/07/2023, às 11h00 - Atualizado em 20/10/2023, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Anastasia' (1997) - Reprodução/Fox Animation Studios
Cena da animação 'Anastasia' (1997) - Reprodução/Fox Animation Studios

Em 2023, a animação “Anastasia” completou 26 anos de lançamento. A produção conta a história de Anastásia, grã-duquesa da Rússia que fugiu junto de sua avó após o palácio imperial ser atacado por revolucionários, onde acaba batendo a cabeça e perdendo a memória enquanto tentava escapar.

Para comemorar o aniversário da icônica animação, a Recreio separou uma lista com cinco curiosidades sobre a trama de Anastásia que você não pode perder. Confira!

1. Melhor animação fora da Disney

Na época em que foi lançado, “Anastasia” recebeu inúmeras críticas positivas, passando a ser considerado a melhor animação fora da Disney já lançada — mas isso não aconteceu por acaso. O filme contou com a produção de dois ex-funcionários da Casa do Mickey: Don Bluth e Gary Goldman, responsáveis por produzir e dirigir o longa.


2. Competição entre princesas

No ano de 1997, poucas semanas após o lançamento oficial de “Anastasia”, a Disney realizou o relançamento de “A Pequena Sereia”, causando uma pequena disputa entre as duas princesas nas bilheterias de cinema. No final, a história sobre a grã-duquesa da Rússia não foi tão afetada assim com a volta de Ariel para as telonas, e conseguiu arrecadar mais de 139 milhões de dólares mundialmente.


3. Críticas de historiadores

“Anastasia” foi inspirado em uma história real e, por isso, alguns historiadores russos chegaram a criticar a trama por não ser 100% fiel ao que realmente aconteceu com a grã-duquesa russa Anastasia Nikolaevna. No entanto, alguns dos acontecimentos precisaram ser adaptados para se encaixar com o público infantil.

anastasia
Crédito: Reprodução/Fox Animation Studios e Domínio Público


4. Adaptação live-action

Você sabia que “Anastasia” ganhou uma versão live-action bem antes da animação? O filme foi lançado em 1956, e era mais voltado para o público adulto por abordar de forma mais fiel à história dos acontecimentos relacionados a família Romanov. Assim como o desenho da FOX Animation Studios, o longa também recebeu inúmeras críticas positivas, além de ser um sucesso de bilheteria.


5. A verdadeira morte de Rasputin

Assim como Anastásia, Rasputin, o grande vilão da animação, também existiu na vida real, e a sua morte no filme faz uma referência ao destino final do bruxo de verdade. Enquanto no longa o antagonista termina caindo em um rio gelado, o místico russo também teve seu fim em um rio no ano de 1916.