Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Por que duas Barbies foram enviadas para o Espaço?

As duas Barbies saíram em missão fora da Terra em fevereiro do ano passado. Confira os detalhes!

Redação Publicado em 16/07/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bonecas Barbie da linha Space Discovery no espaço - Divulgação/ Mattel
Bonecas Barbie da linha Space Discovery no espaço - Divulgação/ Mattel

Em 14 de abril de 2022, a Mattel divulgou que após 57 anos da criação primeira Barbie astronauta, a incrível boneca finalmente viajou para o espaço para realizar a Missão DreamStar. A experiência se tornou possível após uma parceria entre a empresa e o Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional (ISS).

Enviando não apenas uma, mas duas bonecas Barbie para orbitar a Terra desde fevereiro deste ano, o projeto foi desenvolvido para motivar meninas a seguirem carreira na área de STEM, apresentando dezenas de profissões possíveis nos campos aeroespacial e de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Além disso, em entrevista ao site collectSPACE, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie and Dolls do grupo Mattel, contou que “Barbie tem uma longa história com exploração espacial, tendo introduzido uma boneca astronauta em 1965, antes mesmo dos humanos pisarem na Lua, então a ideia de Barbie ir para o espaço tem estado no topo da mente há muito tempo”.

A dupla de bonecas participou também de uma aula guiada pela astronauta norte-americana Kayla Barron, membro da tripulação da Expedição 67 que apresentou e explicou algumas das pesquisas realizadas no laboratório em órbita como o Veggie Garden, e os robôs de flutuação livre da Estação, que recebem o nome de Astrobees.

As bonecas, que fazem parte da nova linha Space Discovery, também adentraram a cúpula multi-janelas da ISS, e tiveram a experiência documentada no episódio especial “Missão DreamStar — Vamos ao espaço!” da série de vídeos “Você pode ser tudo”. Confira!

Vale lembrar que, após a conclusão da missão entre os meses de junho e agosto, as Barbies foram doadas ao instituto Smithsonian National Air and Space Museum, e também passaram a ficar expostas no museu Steven F. Udvar-Hazy, na Virgínia, EUA no fim do ano.

Com sua primeira versão lançada em 1959, a boneca Barbie foi criada pela empresa Mattel e se tornou um dos brinquedos mais influentes da história. Além de fazer parte das brincadeiras das crianças, a partir de 2001, Barbie passou a ganhar animações, roupas, jogos eletrônicos e receberá o seu primeiro live-action que será estrelado por Margot Robbie e tem previsão de estreia para 20 de julho deste ano.