Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Capitão Gancho

Peter Pan e Wendy: Qual a origem do Capitão Gancho?

O novo live-action da Disney traz respostas sobre o passado do grande vilão do filme: Capitão Gancho; descubra!

Izabela Queiroz Publicado em 03/05/2023, às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capitão Gancho em 'Peter Pan & Wendy' - Divulgação/Disney+
Capitão Gancho em 'Peter Pan & Wendy' - Divulgação/Disney+

Lançado diretamente no catálogo do Disney+, o live-action intitulado ‘Peter Pan e Wendy’ traz uma nova versão em carne e osso da história que primeiramente foi adaptada pela Casa do Mickey em animação há exatos 70 anos anos atrás, mais precisamente em 1953. A sinopse oficial do longa-metragem diz: 

Peter Pan & Wendy” apresenta Wendy Darling, uma jovem com medo de deixar sua casa de infância para trás, que conhece Peter Pan, um menino que se recusa a crescer. Ao lado de seus irmãos e uma pequena fada, Sininho, ela viaja com Peter para o mundo mágico de Neverland. Lá, ela encontra um capitão pirata do mal, Capitão Gancho, e embarca em uma aventura emocionante e perigosa que mudará sua vida para sempre".

Mas, muito além de trazer os personagens que vivem grandes aventuras na Terra do Nunca interpretados por grandes nomes como Jude Law, Alexander Molony, Ever Anderson e Yara Shahidi, a trama que é comandada e co-roteirizada pelo cineasta David Lowery expande a origem de um das figuras mais adoradas da história: Capitão Gancho!

Qual a origem do Capitão Gancho?

Para início de conversa, é necessário relembrar que tanto a animação, quanto o live-action, adaptam o enredo que surgiu em 1904 através da peça teatral “Peter Pan, ou O Menino Que Não Queria Crescer”, escrita pelo dramaturgo britânico J. M Barrie. Na obra, é explicado que Capitão Gancho é apenas a forma como o agora vilão é conhecido, como um apelido, e não o seu nome real.

Apesar do autor não conceder detalhes sobre a origem do personagem, a Disney explica que em um comunicado oficial, Lowery e o também roteirista Toby Hallbrooks, disseram que essa foi a motivação para a criação de um passado por trás da história de Capitão Gancho, justificando o que o levou a se tornar o grande adversário de Peter Pan.

Com isso, a trama vista no filme ganhou forma, onde Gancho conta a Wendy que sua real identidade é James, um garoto londrino que foi levado pelo menino que não quer crescer à Terra do Nunca ainda criança, se tornando o primeiro menino perdido. 

Lá, os dois se tornaram grandes amigos e viveram muitas aventuras repletas de diversão. Foi assim até James sentir saudade de casa, e principalmente de sua mãe. Isso porque, os sentimentos do garoto não agradaram Peter, marcando a relação dos dois por todo o sempre, já que, devido a isso, Pan expulsou Gancho do mundo mágico. 

Ainda assim, quando James retornou à realidade velejando um barco após ter sido "convidado" a se retirar da Terra do Nunca, buscou por seu lar e sua família, mas jamais os encontrou, ficando perdido no mar até ser encontrado por Smee, o que fez, a partir de então, a viver entre os piratas.

Depois de anos à deriva, ele se tornou capitão, e levou os tripulantes do navio Jolly Roger para a Terra do Nunca, já que ele ainda via Peter como amigo, assim como tinha memórias felizes do local onde viveu, sendo o único lugar mais próximo de um lar que ele poderia encontrar. Mas o retorno não foi bem visto por seu antigo melhor amigo:

“Quando James voltou, Peter não o aceitou e nem quis escutá-lo para saber tudo que tinha acontecido. Peter simplesmente disse: ‘Você é um adulto, é malvado, você se uniu a esses piratas’. Então, há uma complexidade que é difícil para os dois lidarem. É uma rivalidade entre amigos que não queriam se separar e que agora estão em uma guerra constante”, afirma o produtor Jim Whitaker, em comunicado oficial replicado pela Disney.