Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Animação

Oscar 2024: Saiba tudo sobre os filmes indicados a Melhor Animação

Veja tudo o que você precisa saber sobre as cinco animações indicadas ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Animação!

Izabela Queiroz Publicado em 29/02/2024, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens das animações "Nimona", "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" e "O Menino e a Garça" - Reprodução/ Netflix/Marvel/Studio Ghibli
Imagens das animações "Nimona", "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" e "O Menino e a Garça" - Reprodução/ Netflix/Marvel/Studio Ghibli

Marcado para o dia 10 de março, o Oscar 2024 será responsável por premiar os melhores atores, técnicos e filmes de 2023 na cerimônia que será sediada no Dolby Theatre em Hollywood (localizado em Los Angeles, na Califórnia), a partir das 20 horas (horário de Brasília).

Dentre as diversas categorias criadas para homenagear essas estrelas e títulos está a de Melhor Animação, onde os longas-metragens dos mais diversos estúdios disputarão entre em si pela estatueta dourada da 96ª edição da premiação.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo tudo o que você precisa saber sobre os filmes indicados a Melhor Animação, que ao todo, são 5: “O Menino e a Garça”, “Elementos”, “Nimona”, “Meu Amigo Robô” e “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”. Veja:

1. O Menino e a Garça

O Menino e a Garça
Cena de "O Menino e a Garça" - Reprodução/ Studio Ghibli

Marcando o retorno de Hayao Miyazaki da aposentadoria, “O Menino e a Garça” é o primeiro longa-metragem do cineasta em 10 anos. Produzido pelo estúdio de animação japonês, Studio Ghibli, o filme apresenta Mahito Maki, um jovem garoto que, após perder a mãe durante a Segunda Guerra Mundial, acaba se mudando para uma nova cidade, onde ele, aprenderá a lidar com a dolorosa tragédia familiar, enquanto vive uma aventura fantástica guiada por uma garça-cinzenta.

O filme se tornou a segunda maior bilheteria do Studio Ghibli, ao faturar US$ 11,3 milhões no primeiro fim de semana, perdendo apenas para “A Viagem de Chihiro”.

Além disso, já venceu premiações como BAFTA e o Globo de Ouro. Essa última vitória, trouxe o primeiro Globo de Ouro para uma produção do Studio Ghibli e para Miyazaki, assim como transformou o filme na primeira animação japonesa a ganhar a estatueta.

2. Elementos

Elementos
Crédito:Reprodução/Disney e Pixar

“Elementos” é a animação da Disney e Pixar que acompanha Ember (Faísca, na versão da dublagem nacional), uma jovem do elemento fogo, e Wade (Gota, na dublagem brasileira), que é do elemento água, que acabam se apaixonando e desafiando uma crença comum entre os membros da cidade elemento: a de que os elementos não devem se misturar. 

A aventura romântica traz também referências a infância do diretor responsável, Peter Sohn, já que a trama de Brasa e Fagulha, pais de Faísca, por exemplo, foi baseada na história dos pais do cineasta, que são imigrantes sul-coreanos, e acabaram se estabelecendo no Bronx, em Nova York.

Eu tentei captar a ideia de pessoas de outros lugares que se reúnem para criar uma vida para elas mesmas. Esse foi o gancho emocional para mim, o fato de meus pais terem vindo de outro lugar para criar uma vida melhor para nós.”, disse Sohn em entrevista.

3. Nimona

Nimona
Nimona /Crédito:Reprodução/ Netflix

“Nimona”, adaptação da história em quadrinhos de mesmo nome escrita por ND Stevenson, foi produzida pela Netflix. A trama, que tem direção de Nick Bruno e Troy Quane, e roteiro assinado por Robert L. Baird e Lloyd Taylor, reflete sobre temas como identidade, preconceito e aceitação e conta com aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.

A sinopse do longa diz: “Um cavaleiro é acusado de um crime que não cometeu, e a única pessoa que pode ajudá-lo a provar sua inocência é Nimona, uma adolescente que muda de forma e que também pode ser um monstro que ele jurou matar.”

Além do Oscar, o filme concorre na mesma categoria a premiações como Critics' Choice Movie Awards e Astra Film Awards.

4. Meu Amigo Robô 

Meu Amigo Robô 
Cena de "Meu Amigo Robô"/Crédito:Reprodução/ Arcadia Motion

Com direção e roteiro de Pablo Berger, “Meu Amigo Robô” é baseado no quadrinho homônimo de Sara Varon. O longa, situado na Nova York dos anos 1980, acompanha Dog, um cachorrinho que ao se sentir solitário decide comprar um robô para ser seu companheiro. A linda amizade dos dois acaba sofrendo uma provação quando Dog é obrigado a abandonar o robô na praia, enfrentando uma grande incerteza sobre quando e se verá seu amigo novamente.

O enredo venceu o prêmio Goya de Melhor Animação e Melhor Roteiro Adaptado, o prêmio do cinema Europeu de Melhor Animação, Melhor Animação Independente no Annie Awards, dentre outros.

5. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Cena de "Homem-Aranha Através do Aranhaverso" - Reprodução/ Sony Pictures

Marcando a segunda aventura de Miles Morales, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” acompanha o reencontro de Miles e Gwen Stacy, que darão um novo passo em seus relacionamentos, mostrando que há mais que amizade rolando entre os dois. 

A história produzida pela Marvel também apresenta Miguel O'Hara, o Homem-Aranha 2099, como o líder das versões do amigo da vizinhança e o embate que ele e Morales enfrentarão que começa devido à forma que o teioso da Terra-1610 tem guiado sua vida de super-herói. 

A trama, comandada por Joaquim Dos Santos, Justin K. Thompson e Kemp Powers, saiu vencedora de sete categorias no Annie Awards (conhecido como o Oscar da animação) deste ano, vencendo, dentre as categorias, Melhor Animação e Melhor Direção.