Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / One Piece

One Piece: Por que Eiichiro Oda nunca mostra o rosto?

Descubra a resposta para uma das maiores dúvidas relacionadas ao criador do universo de One Piece: o mangaká Eiichiro Oda

Izabela Queiroz Publicado em 13/02/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luffy, personagem de One Piece - Divulgação/ Toei Animation
Luffy, personagem de One Piece - Divulgação/ Toei Animation

Eiichiro Oda é o criador do mangá mais vendido da história: “One Piece”. O título, que surgiu em julho de 1997 nas páginas da revista japonesa de mangá Weekly Shonen Jump, comercializou mais de 516 milhões de cópias ao redor do mundo, além de ter desencadeado inúmeras produções adaptadas para as telinhas e telonas.

Ainda que seja o nome por trás deste grande fenômeno, são poucas as pessoas que conseguem reconhecer o rosto de Oda ao vê-lo pessoalmente, visto que o mangaká não tem o costume de incluir sua imagem na nota de abertura das edições de “One Piece” e raramente permite que seu rosto seja exibido em fotos, sendo poucos os retratos do autor encontrados na internet. 

Além disso, Oda sempre se esconde em entrevistas concedidas aos grandes veículos de comunicação. O mistério que envolve a aparência dele é tanto, que foi apenas em 2016, que a primeira aparição do autor na TV Japonesa foi realizada, mediante uma participação no programa Densetsu no Shunkan, onde ele recebeu uma camisa de futebol do Borussia Dortmund, autografada pelo jogador japonês Shinji Kagawa, como explica o portal Crunchroll. 

No entanto, apesar do momento ter se tornado histórico, em nenhum instante é possível ver os olhos, boca, ou qualquer parte da face do mangaká, o que faz com que ele tenha que desenhar Luffy, o personagem principal de “One Piece”, para realmente provar que é criador da obra aos espectadores. 

Mesmo que tenha se passado sete anos desde então, a situação não mudou ao longo do tempo, visto que, a aparição mais recente do autor em vídeo aconteceu quando Inãki Godoy, o interprete do Luffy no live-action “ONE PIECE: A Série”, pôde conhecê-lo pessoalmente. O público tem a oportunidade ouvir a voz de Oda no conteúdo divulgado pela Netflix, mas seu rosto é inteiramente coberto pela ilustração de um peixe em preto e branco. Relembre a seguir!

Por que Eiichiro Oda nunca mostra o rosto?

Desta forma, por mais que alguns fãs tenham a curiosidade de descobrir como é a face daquele que elaborou todo o universo do mangá mais popular já criado, existe um motivo pelo qual Oda escolhe esconder o seu rosto em frente às câmeras, e ele é bem simples: PRIVACIDADE!

A informação é explicada pelo mais diversos portais de comunicação, que afirmam que o mangaká é extremamente reservado e sempre que pode evitar, opta por preservar sua imagem em segredo, como dito pelo The New York Times, em entrevista veiculada recente com declarações cedidas pelo próprio Oda, por exemplo.

Mais que isso, Oda também pôde explicar a razão de sua escolha aos leitores do mangá. Isso porque, no volume 13 de “One Piece”, há uma foto do mangaká na nota de abertura, algo raro de acontecer nas edições da obra. Assim, na coluna de perguntas e respostas (que recebe o nome de SBS) do volume 14, o autor esclarece que esconde sua identidade, pois não quer ser reconhecido na rua, como explicado pelo criador de conteúdo Felipe Honório, em um vídeo no YouTube. Confira!

Mais sobre One Piece

Criado por um dos autores de ficção mais vendidos de todos os tempos, “One Piece” surgiu como um mangá assinado por Eiichiro Oda na década de 1990, ganhando um anime de mesmo nome em 1999, que em 2023, chegou a marca do milésimo episódio. 

Além de anime, o título também ganhou alguns jogos de videogame, especiais de TV e o impressionante número de 15 filmes da franquia. A adaptação mais recente se tornou a série da Netflix “ONE PIECE: A Série”, onde a história de Oda ganha vida por meio de atores reais. A produção estreou em 31 de agosto na plataforma de streaming.

Vale lembrar ainda que a trama de “One Piece” se forma ao acompanhar um bando de piratas conhecidos como Chapéus de Palha que buscam pela fama, poder e riquezas contidas no maior e mais procurado tesouro do mundo deixado pelo Rei dos Piratas, Gol D. Roger.