Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

O recorde de Walt Disney no Oscar que não é quebrado há 54 anos

Com 95 anos de existência, a premiação do Oscar conta com um recorde impressionante de Walt Disney que não é quebrado há cinco décadas. Descubra!

Daniela Bazi Publicado em 05/03/2024, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney em entrevista - Reprodução/YouTube/WhereMagicLives95
Walt Disney em entrevista - Reprodução/YouTube/WhereMagicLives95

A tão esperada 96ª edição do Oscar acontecerá no próximo domingo, 10, em Los Angeles, nos Estados Unidos, com transmissão ao vivo a partir das 19h (horário de Brasília) através da plataforma de streaming MAX, e do canal por assinatura TNT.

Comandada este ano pelo apresentador Jimmy Kimmel, o evento é considerado a premiação mais importante da indústria do cinema mundial, sendo extremamente almejada por todos os profissionais das telonas.

Ao longo de sua existência, a The Walt Disney Company já foi premiada inúmeras vezes desde a primeira edição da cerimônia. O próprio fundador da empresa, Walt Disney, possui um bom número de estatuetas, além de deter um recorde no Oscar que não é quebrado há mais de cinco décadas: a de maior vencedor.

Recorde impressionante

Segundo informações repercutidas pelo portal ScreenRant, Walter Elias Disney é considerado até os dias atuais como a pessoa que mais venceu o Oscar na história da premiação, totalizando 22 vitórias, além de ter sido indicado por 59 vezes, e ter recebido quatro Oscar Honorários devido aos seus feitos revolucionários para o cinema.

Durante sua vida, Disney foi premiado principalmente por seus curtas-metragens, onde podemos destacar produções como “Flores e Árvores” (1932), “Os Três Porquinhos” (1934), “O Patinho Feio” (1940) e “Ursinho Pooh e o dia tempestuoso” (1969).

Já entre seus Oscars Honorários, Walt recebeu homenagens por feitos como o lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões”, considerado o primeiro filme de animação em longa-metragem da história, a criação do Mickey Mouse, e o lançamento de “Fantasia”, que revolucionou o uso do som nos cinemas.

No entanto, o curioso é que, apesar de ser o responsável pela produção de inúmeros longas memoráveis, Walt Disney nunca venceu como “Melhor Filme”. O cineasta só foi indicado na principal categoria da noite no ano de 1964, por “Mary Poppins”, mas perdeu para a comédia britânica “Tom Jones”.

Atualmente, a única pessoa que está mais próxima do recorde de Disney é o artista de efeitos visuais Dennis Muren, com nove vitórias, que levou a estatueta por filmes como “Jurassic Park”, “E.T. O Extraterreste”, “O Exterminador Do Futuro 2 — O Julgamento Final”, entre outros.