Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Red: Crescer é uma Fera

O número 4 dá azar? Entenda a superstição chinesa abordada em 'Red: Crescer é uma Fera'

Em 'Red: Crescer é uma Fera' a avó de Mei Lee afirma não gostar do número; entenda o motivo!

Redação Publicado em 26/03/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Red: Crescer é uma Fera' - Reprodução/Disney/Pixar
Cena de 'Red: Crescer é uma Fera' - Reprodução/Disney/Pixar

Fruto da parceria Disney e Pixar, 'Red: Crescer é uma Fera' estreou em março de 2022 para apresentar Mei Lee, uma garota chinesa-canadense de 13 anos que enquanto lida com a puberdade, novas paixões e conflitos com a sua mãe, tem que aprender a lidar com o fato de que agora ela se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que fica nervosa ou ansiosa. Um baita desafio, não é mesmo?

No entanto, com o apoio de seus pais, sua avó e outros parentes, assim como a ajuda de Mirian, Priya e Abby, suas melhores amigas, Mei Lee consegue encontrar o equilíbrio perfeito, ainda que o caminho até essa descoberta tenha sido repleto de caos e muitos delírios histéricos por conta de sua boyband favorita, o 4* Town.

Formada por Robaire, Aaron Z., Aaron T., Jesse e Tae Young, o 4* Town é profundamente adorado por Mei e suas amigas, mas sofre grande desaprovação pela mãe da garota, que acha que as atitudes e performances provocantes não deveriam ser aplaudidas, ainda que essa opinião não afete em nada o amor da garota pelos meninos.

Além dela, a avó de Mei também não simpatiza tanto com o grupo, ainda que o motivo para isso seja diferente. Isso porque, Wu revela em diversos momentos que não gosta do número quatro, algarismo presente no nome do grupo. Mas, você já parou para pensar no por que a avó de Mei acredita que o número 4 dá azar?

A explicação

Diferente do que possa parecer para aqueles que pertencem à cultura ocidental, a crença de Wu sobre o número do azar não apenas é uma simples piada do filme, visto que faz parte de uma superstição chinesa existente no mundo real, sendo responsável até mesmo por modificar o funcionamento de alguns locais do país asiático.

A crença foi estabelecida, pois, as palavras chinesas para "quatro" e "morte" possuem o som da pronúncia parecidas, veja: a palavra para "quatro" em chinês é "四", e soa como "Sì", enquanto a palavra para "morte" ou "morrer" é "死", se pronuncia "Sǐ", mostrando que há apenas uma leve diferença de entonação.

Devido a semelhança, os chineses acreditam que o número carrega energias negativas, ou ainda, o próprio espírito da morte, por isso, tentam ter o mínimo de contato possível com este número, sendo comum que o algarismo quatro não esteja presente em situações comuns do dia a dia, como ao entrar em um elevador de um edifício, onde a contagem dos andares pode pular do três para o cinco, pois não há um quarto andar.

Ainda, de acordo com o Destino China, a tradição chinesa fez com que o modelo C4 da Citroen fosse alterado para C” quatre”, onde o número quatro é escrito em francês, a fim de que as vendas no país chinês não fossem afetadas.

Vale lembrar ainda, que essa superstição não é aplicada apenas entre os nascidos chineses, já que é vista em várias culturas e países do Leste Asiático, como a Coréia, Japão e Taiwan, conforme aponta o ScreenRant.