Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / TURMA DA MÔNICA

O Louco, de Turma da Mônica, realmente existe?

Fãs levantaram uma teoria sobre a existência do personagem de Turma da Mônica

Sofia Luppi Publicado em 10/08/2022, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagem Louco de Turma da Mônica - Divulgação/ Maurício de Sousa Produções
Personagem Louco de Turma da Mônica - Divulgação/ Maurício de Sousa Produções

Há uma teoria entre os fãs dos gibis de Turma da Mônica sobre o fato do personagem Louco, realmente existir ou se é somente fruto da imaginação do Cebolinha. Essa hipótese conseguiu chegar até o criador da turminha, Maurício de Sousa

Em uma conversa com o UOL, o cartunista falou sobre a especulação:

Apareceu uma lenda de que ele é uma figura criada pela mente do Cebolinha num momento meio maluquinho. O Louco chama o Cebolinha de Cenourinha, para desespero dele"

O personagem foi criado pelo irmão de Maurício, Márcio Araújo, que também foi responsável pela criação do cachorrinho Bugu. Louco apareceu pela primeira vez nos gibis em janeiro de 1973. 

Louco sempre apareceu nas histórias somente na presença de Cebolinha. Tal fato fez os fãs levantarem especulações sobre ele ser ou não alucinações do garoto dos planos infalíveis.

Eu tenho dúvida [se ele existe ou não]. O Márcio criou [o Louco] e depois caiu na minha mão para eu fazer a história. No início, meio sem querer, a gente punha o Louco só em histórias onde ele aparecia junto com o Cebolinha e mais nada, mais ninguém", comentou o ilustrador.
Reprodução/ Maurício de Sousa
Tirinha de Turma da Mônica - Reprodução/ Maurício de Sousa Produções

Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, nome completo do Louco, acaba interagindo algumas vezes com os demais personagens da turma, contudo seus momentos de destaque são mesmo ao lado do Cebolinha.

 Eu sugeri que os roteiristas ponham o menos possível de personagens nas histórias do Louco com o Cebolinha para ficar essa dúvida. Um dia, a gente vai descobrir se isso é real ou não. Um dia um bom psicanalista ou um bom psiquiatra vai me explicar tudo isso",  falou Maurício. 

Vale lembrar que nas primeiras séries de “Turma da Mônica Jovem” o personagem aparece como Professor Licurgo e diretor do Colégio do Limoeiro. Apesar de estar mais controlado, ele continua “maluco” e acaba tendo surtos de loucura quando percebe que algum aluno está mexendo no celular durante a aula. 

Em “Turma da Mônica: Laços”, o primeiro filme live-action das crianças do Bairro do Limoeiro, conta com a presença de Louco, que foi interpretado por Rodrigo Santoro. O longa mostra a busca de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali por Floquinho. Confira o trailer!