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O almoço entre diretores da Pixar que resultou em quatro sucessos

Descubra quais são os filmes da Pixar que surgiram após um encontro entre quatro lendas da animação

Logo da Pixar - Divulgação/Pixar
Logo da Pixar - Divulgação/Pixar

O que poderia surgir de um encontro entre quatro lendas da animação? É claro que a resposta não poderia ser outra, senão quatro grandes sucessos! Foi isso o que aconteceu em 1994, quando o falecido cineasta Joe Ranft; o ex-diretor de criação da Pixar, John Lasseter; o animador Andrew Stanton; e o cineasta Pete Docter, se reuniram no Hidden City Café, em Point Richmond, California, Estados Unidos, visto que, enquanto discutiam ideias e compartilhavam um bom almoço, conceberam os primeiros rascunhos para os grandes projetos que receberiam o selo Pixar após 'Toy Story' (1995).

Havia algo especial que acontecia quando John, Joe, Pete e eu entrávamos em uma sala. Seja promovendo uma ideia ou surgindo com algo, nós apenas trazíamos o melhor um do outro", explicou Stanton ao The Post and Courier (via Collider).

Mas, quais foram os títulos criados nessa reunião? A RECREIO reuniu as principais informações sobre eles abaixo; confira!

Vida de Inseto

Vida de Inseto
Cena da animação 'Vida de Inseto' (1998) /Crédito: Reprodução/Pixar

Naquele momento, o filme sobre os bonecos que ganham vida quando os humanos não estão por perto já estava quase finalizado e, com ele, a Pixar pôde entender os pontos fortes e os que ainda poderiam ser melhorados, já que aquele foi o primeiro filme animado por meio de um computador. Com isso, a conclusão foi que personagens humanos eram difíceis de animar nesse estágio inicial, e que eles não estariam na próxima animação do estúdio.

Assim, Lasseter sugeriu criar uma história protagonizada por insetos e, inspirado em 'A Cigarra e a Formiga', um dos contos de Esopo, surgiu 'Vida de Inseto', filme lançado em 1998 que tem como protagonista Flik, uma formiga cheia de ideias que tenta recrutar soldados de outras espécies após sua colônia ser ameaça por gafanhotos famintos liderados por Hopper.

Monstros S.A.

Monstros S.A.
Cena de 'Monstros S.A.' (2001) /Crédito: Reprodução/Pixar

Também inspirado em 'Toy Story', Pete Docter queria trazer uma narrativa que novamente abordasse crenças que as crianças desenvolviam na infância, e analisando seu passado, lembrou que costumava acreditar que existiam monstros em seu armário que queriam lhe assustar — dando origem a premissa de 'Monstros S.A.' (2001), filme em que uma fábrica de monstros é a responsável pelos portais entre a cidade em que vivem os monstros e o mundo dos humanos.

Esses portais dão acesso a armários de quartos infantis, e atravessando-os, as criaturas assustam as crianças, pois, ainda que consideradas tóxicas pelos monstros, seus gritos assustados são responsáveis por fornecer energia ao local que abriga os monstros: Monstrópolis.

No entanto, a ideia ganhou uma reviravolta surpreendente, já que, quando o pequeno e verde, Mike, e o grande e peludo, Sully, conhecem a garota Boo, que acaba sem querer indo parar no mundo dos monstros, todas as crenças dos monstros são reformuladas, e até mesmo, uma nova e mais poderosa fonte de energia é descoberta para alimentar Monstrópolis.

Procurando Nemo

Cena de 'Procurando Nemo'
Cena de 'Procurando Nemo' /Crédito: Reprodução/Pixar

No caso de Stanton, a ideia não surgiu com o primeiro longa-metragem da Pixar, mas sim, em um passeio. Isso porque, após observar os tubarões do Marine World (agora conhecido como Six Flags Discovery Kingdom), Andrew lembrou que, quando era pequeno, se questionava se os peixes poderiam querer sair dos aquários e voltar para o mar.

Mais que isso, ao se tornar pai, como revelado por ele em um comentário do DVD 'Procurando Nemo', ele sentiu sua natureza superprotetora aflorar, sendo essa a inspiração por trás da relação de Marlin e Nemo vista na animação que chegou aos cinemas em 2003 para contar a história do peixe-palhaço que, após ignorar os conselhos do pai, é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista, fazendo com que pai e filho vivam aventuras perigosas para retornar para casa.

Wall-E

Cena da animação 'Wall-E' (2008)
Cena da animação 'Wall-E' (2008) /Crédito: Reprodução/Pixar

Outra ideia que saiu no Hidden City Café foi a de 'Wall-E'. Por mais que Stanton e Docter tenham começado a trabalhar na trama em 1995, a animação foi lançada 14 anos após ser idealizada, já que, inicialmente, eles não conseguiram evoluir a premissa além da pergunta discutida ainda naquele almoço: "E se a humanidade tivesse que deixar a Terra e alguém se esquecesse de desligar o último robô, e ele não soubesse que poderia parar de fazer o que está fazendo?", como relembrado por Stanton em uma das anotações anexadas a animação, fazendo com que outras produções mais encaminhadas fossem priorizadas.

No entanto, a espera foi recompensada, já que, ao ser lançado em junho de 2008, acompanhando Wall-e, um robô que compacta lixo abandonado Terra pelos humanos após o planeta se tornar inabitável devido poluição da atmosfera, ganhando um novo propósito com a chegada de um novo e mais moderno robô que o faz atravessar toda a galáxia, o título recebeu o Oscar de Melhor Animação.