Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Turma da Mônica

Turma da Mônica: Por que Cebolinha é o único que usa sapatos?

O detalhe na vestimenta de Cebolinha pode até ter passado despercebido enquanto lia os gibis da Turma da Mônica, mas agora, você não deixará de notar; descubra o motivo!

Izabela Queiroz Publicado em 01/04/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Turma da Mônica - Reprodução/Maurício de Sousa Produções
Imagem promocional da Turma da Mônica - Reprodução/Maurício de Sousa Produções

Os gibis da Turma da Mônica passam de mão em mão há décadas. Sejam nas escolas ou nos momentos de diversão em casa, os mais variados personagens do Bairro do Limoeiro circulam os quatro cantos do mundo e fazem parte do dia a dia daqueles que adoram ter a companhia das páginas.

Criadas por Mauricio de Sousa, essas figuras são únicas, e possuem os mais distintos detalhes. Ainda assim, mesmo que esses existam há mais de 60 anos, é possível que uma algumas características passem despercebidas, e dentre elas, está uma sobre o menino que fala 'elado': Cebolinha é o único do grupo principal que usa sapatos!

Mas, por que?

No entanto, o motivo por trás dessa curiosidade é bem simples: na época em que Cebolinha foi desenhado, o criador da Turma tinha muito mais tempo para pensar nos detalhes e incluí-los em seus personagens.

Quando criei o Cebolinha ainda tinha tempo para desenhar detalhes”, contou Mauricio em entrevista ao jornal O Globo.

Vale lembrar que o garoto que só usa verde foi criado em 1960, marcando suas primeiras aparições ainda nas tirinhas de jornais que surgiram um ano antes e eram focadas em Bidu e o cientista Franjinha. Veja a primeira vez que Cebolinha surgiu!

E por falar em Franjinha, é possível notar que ele também usa sapatos, e o motivo por trás disso é o mesmo: como um dos primeiros personagens, foi possível detalhar melhor não só a roupa, como também seus cabelos e de seu amigo canino.

A mudança

Com isso, fica claro que o tempo para entregar as histórias foi o grande causador da falta de sapatos dos demais personagens, visto que, naquela época, Mauricio não contava com uma equipe, conforme revelado pelo autor ao O Globo.

Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”.

Curiosidade

Apesar da afirmação, é possível notar em uma publicação realizada no Twitter da Turma da Mônica em 2020, que Mônica, uma das personagens conhecidas por andar descalça pelo Bairro do Limoeiro, surgiu usando sapatos em sua primeira aparição realizada em 1963. Confira!