Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Nome diferente, visual envelhecido e mais: Tudo sobre a origem de Pateta

Descubra mais sobre a história do melhor amigo de Mickey Mouse, o atrapalhado Pateta

Izabela Queiroz Publicado em 03/04/2023, às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pateta em cena  de ‘Mickey, Donald e Pateta em: Os Três Mosqueteiros’ (2004) - Reprodução/ Disney
Pateta em cena de ‘Mickey, Donald e Pateta em: Os Três Mosqueteiros’ (2004) - Reprodução/ Disney

Atrapalhado e bem-humorado, Pateta é o melhor amigo de Mickey Mouse. O personagem, que é um cachorro da raça Bloodhound (assim como Pluto), foi se tornando uma das figuras indispensáveis nas histórias da turma do Mickey ao longo dos anos, ganhando o coração do público e protagonizando até mesmo suas próprias tramas.

No entanto, o caminho para o sucesso foi longo, e contou com algumas modificações para abraçar a personalidade e o visual do “pai do Max” até que ele se tornasse a figura conhecida hoje. Pensando nisso, a RECREIO reuniu abaixo tudo o que é necessário saber sobre a origem de Pateta. Confira!

A criação

Walt Disney criou o Pateta depois de ouvir um ex-palhaço de circo, narrador e artista da voz, conhecido como Vance “Pinto” Colvig. Isso porque, o artista, que se tornaria a voz oficial do personagem, criou uma nova e inovadora risada que serviu de inspiração para o desenvolvimento do adorável cachorro.

Ainda assim, Pateta é fruto da criatividade de vários artistas, conforme afirma o portal Olhar Digital. Dentre esses, está Art Babbitt, animador da Disney que foi responsável por grandes obras como ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, ‘Pinóquio’ e ‘Fantasia’.

Além dele, é possível mencionar também Frank Webb na lista de créditos a criação do personagem, já que ele ficou responsável pelo design do Pateta.

Primeira aparição

Pateta em 'Mickey’s Revue'
Pateta em 'Mickey’s Revue'. Crédito: Reprodução/Disney

A primeira vez que o público pôde ver Pateta em tela é datada em 25 de maio de 1932, onde o personagem surge como um dos figurantes do curta animado ‘Mickey’s Revue’, mais precisamente, como um dos espectadores risonhos do concerto regido por Mickey.

Pateta surge com as suas principais características definidas, como é o caso de sua voz e risadas únicas e o seu jeitão atrapalhado. Ainda assim, o seu visual, apesar de fiel ao que o público conhece atualmente, surge levemente diferente, visto que ele usa óculos de grau e tem o pelo não tão alinhado, dando uma aparência mais velha ao personagem.

Essas mesmas características podem ser vistas no pai de Pateta, Amos Goofy, personagem que era citado pelo atrapalhado cachorro em animações e histórias em quadrinhos, mas que deu as caras apenas em ‘ O Point Mickey’ em 2001, de acordo com informações do portal Olhar Digital.

Nome diferente

Em suas primeiras aparições, ele era chamado Dippy Dawg. Depois ele virou Dippy, o Pateta, até que, finalmente, tornou-se somente Pateta (Goofy, no original).

Primeira história solo

Cena de 'Goofy and Wilbur'
Cena de 'Goofy and Wilbur'. /Crédito: Reprodução/Disney

Alguns anos após sua primeira aparição em uma história do Mickey, Pateta conquistou sua primeira narrativa solo em ‘Goofy and Wilbur’ (Pateta e Wilbur, em português). O curta animado de 1939 apresenta Pateta ao caminho da pescaria com seu melhor amigo, Wilbur, um gafanhoto.

Aparecendo em cerca de 90 curtas-metragens e filmes, Pateta tem como suas maiores aventuras os títulos ‘Pateta: O Filme’ (1995), ‘Pateta 2: Radicalmente Pateta’ (2000), ‘A Turma do Pateta’ (1992) e ‘Mickey, Donald e Pateta em: Os Três Mosqueteiros’ (2004), todos disponíveis no Disney+.