Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / DreamWorks

Não é 'Shrek': Qual foi o primeiro filme da DreamWorks?

Descubra qual foi o primeiro filme lançado pelos estúdios DreamWorks no cinema

Redação Publicado em 02/03/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Shrek' (2001) - Reprodução/DreamWorks Animation
Cena do filme 'Shrek' (2001) - Reprodução/DreamWorks Animation

Em meados da década de 90, três grandes nomes da indústria cinematográfica se reuniram para criar seu próprio estúdio: o cineasta Steven Spielberg, o magnata David Geffen, e o animador e diretor Jeffrey Katzenberg.

A DreamWorks Studios foi fundada em 1994, no entanto, sua divisão focada apenas em animação entrou para a indústria quatro anos depois, em 1998, com a inauguração da DreamWorks Animation. — Mas quando foi lançado e qual foi o primeiro filme animado do estúdio?

A grande resposta

No mesmo ano de surgimento da DreamWorks Animation, a empresa lançou seus dois primeiros filmes:“FormiguinhaZ” e “O Príncipe do Egito”.

“FormiguinhaZ” fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos no dia 2 de outubro, e conta a história de Z, uma formiga operária que se apaixona pela princesa da colônia e precisa salvar sua comunidade após o maligno General Mandíbula ameaçar exterminar toda a população trabalhadora.

formiguinhaZ
Cena de “FormiguinhaZ” /Crédito: Divulgação/DreamWorks Animation

O filme arrecadou cerca de 171,8 milhões de dólares em bilheteria mundial, além de receber inúmeros elogios pelo público e crítica especializada, alcançando uma pontuação de 96% no Rotten Tomatoes, e 72 em 100 no Metacritic.

Enquanto isso, “O Príncipe do Egito” chegou as telonas em 18 de dezembro, apresentando uma adaptação do Livro do Êxodo, seguindo a história de Moisés, um judeu que foi adotado e criado como príncipe do Egito, mas que, ao descobrir sua origem, decide abandonar o palácio e salvar os hebreus da escravidão.

o principe do egito
Imagem promocional de “O Príncipe do Egito” /Crédito: Divulgação/DreamWorks Animation

Assim como “FormiguinhaZ”, “O Príncipe do Egito” também se tornou um grande sucesso. O filme arrecadou aproximadamente 2018 milhões de dólares em bilheteria mundial, adquirindo o título de longa fora da Disney mais bem-sucedido da época.

O sucesso da DreamWorks

No entanto, apesar de as duas primeiras produções terem contado com um ótimo resultado, o grande estouro da DreamWorks só aconteceu três anos depois, em 2001, com o lançamento de “Shrek”, filme que rendeu para o estúdio o seu primeiro Oscar.

shrek
Crédito: Divulgação/DreamWorks Animation

O sucesso da história sobre o carismático ogro do pântano foi tanto, que a trama se tornou uma franquia, recebendo seis sequências, inúmeros curtas, spin-offs, além de se tornar até mesmo um jogo de videogame.   

Desde então, a DreamWorks se tornou uma máquina de sucessos, lançando franquias responsáveis por arrecadar milhões de dólares em bilheterias mundial, acumular diversos prêmios, e conquistar os corações de famílias inteiras internacionalmente. Entre suas produções mais famosas, podemos citar “Madagascar”, “A Fuga das Galinhas”, “Como Treinar Seu Dragão”, “Kung Fu Panda”, “O Poderoso Chefinho”, “Megamente”, “O Espanta Tubarões”, “Bee Movie”, e muito mais.

Seu mais recente lançamento aconteceu em janeiro deste ano, com “O Gato de Botas 2”, O Gato de Botas 2 — O Último Pedido”, sequência do spin-off inspirado no gato apresentado na franquia de “Shrek”. O filme se tornou a maior bilheteria da DreamWorks no Brasil, arrecadando cerca de R$70,4 milhões na venda de ingressos, conforme dados repercutidos pelo portal Omelete.