Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Mônica

Nada de Mônica: Conheça a primeira tirinha publicada por Mauricio de Sousa

Em 1959, Mauricio de Sousa lançava sua primeira tirinha — mas Mônica não estava nela. Confira qual foi!

Daniela Bazi Publicado em 23/08/2022, às 18h29 - Atualizado em 27/10/2023, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções
Imagem promocional da Turma da Mônica - Divulgação/Mauricio de Sousa Produções

Com o passar dos anos, a Turma da Mônica se tornou um dos maiores sucessos do Brasil. No entanto, apesar de ser uma das franquias mais amadas pelos brasileiros, muitas pessoas ainda se confundem quando falamos dos primeiros personagens da turminha criada pelo aniversariante desta sexta-feira, 27: Mauricio de Sousa.

Diferente do que muitos imaginam, Mônica não foi a primeira personagem. Os pioneiros da galera do Bairro do Limoeiro foram Franjinha e Bidu, que realizaram sua estreia no ano de 1959 em uma tirinha publicada no jornal Folha da Tarde.

Naquela época, Mauricio também possuía outro cargo dentro do jornal: era repórter policial. Ele só conseguiu uma chance para publicar sua própria tirinha após decidir ilustrar suas reportagens, algo que fez um enorme sucesso entre os leitores do periódico.

Após publicar sua primeira tirinha com Bidu e Franjinha, as histórias começaram a ganhar cada vez mais a atenção do público, resultando na criação de novos personagens e histórias inéditas.

Mas, e quando a Mônica surgiu?

A própria Mônica só foi surgir em 1963, como coadjuvante de uma tirinha do Cebolinha. Antes dela, já existiam Penadinho, Horácio, Piteco, Hiroshi, Zézinho e Chico Bento. Segundo Mauricio, ela só foi desenvolvida após um pedido dos próprios leitores, afirmando que faltavam meninas nos quadrinhos.

Desde a sua primeira aparição, a Dona da Rua passou a fazer cada vez mais sucesso entre todos os que acompanhavam as tirinhas de Mauricio. Toda essa fama fez com que Mônica se tornasse a protagonista das historinhas, ganhando o seu primeiro gibi no ano de 1970, publicado pela editora Abril com o nome “Mônica e Sua Turma”.